Hemocentro de Floriano prepara semana de atividades pelo Dia do Doador

19/11/2013 15h51

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Hemocentro Regional de Floriano está preparando uma série de atividades para comemorar a Semana Alusiva ao Doador de Sangue. O dia 25 de novembro é considerado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Este ano, a estratégia é aumentar o número de doadores fidelizados e alcançar a meta proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS): o percentual de 3% a 5% do número populacional do estado.

Imagem: FlorianoNewsHemocentro de Floriano prepara semana de atividades pelo Dia do doador.(Imagem:FlorianoNews)

As atividades do Hemocentro de Floriano começarão na manhã da próxima segunda-feira (25), com atividades dedicadas aos doadores e doação de sangue a partir das 8h00.

No encerramento da semana, dia 28 de novembro, as atividades se encerrarão às 18h00, com entrega de troféus aos amigos do Hemocentro, seguido de coquetel.

Imagem: FlorianoNewsHemocentro de Floriano prepara semana de atividades pelo Dia do doador.(Imagem:FlorianoNews)

As condições básicas para um doador é estar bem de saúde, pesar acima de 50 kg; apresentar um documento com foto, se maior de idade. Caso seja menor de 18 anos, a pessoa precisa estar acompanhada de um responsável legal. Já pessoas de 61 a 67 anos podem também ser doadoras, mas desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.

As restrições a se tornar doador voluntário são o diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas e usuários de drogas.