Hanseníase: Número de casos se mantém estável, mas avaliação de contatos familiares preocupa SMS

12/01/2024 10h30


Fonte Secom

 No mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase, a informação tem papel crucial na prevenção e combate ao estigma de uma doença milenar e que tem cura. Segundo a Diretoria de Combate à Hanseníase e Tuberculose de Floriano, no ano de 2023, foram registrados 40 casos de hanseníase em nosso munícipio.

Em uma análise detalhada dos casos de hanseníase em nossa cidade nos últimos três anos, foi observado um cenário preocupante: o número de casos permaneceu estável e, houve uma diminuição significativa no número de contatos diretos examinados, sendo que, dos 113 contatos registrados para avaliação, apenas 63 destes compareceram para o exame.

"Essa queda pode representar um desafio na detecção precoce da doença, essencial para garantir tratamento eficaz e interromper a transmissão", explica Milena Portela, diretora de Hans/TB. Essa análise revelou que, embora o número de contatos registrados tenha variado nos anos examinados, a diminuição nos contatos examinados foi consistente, representando cerca de 40%.
Imagem: SecomHanseníase: Número de casos se mantém estável, mas avaliação de contatos familiares preocupa SMS de Floriano.(Imagem:Secom)Hanseníase: Número de casos se mantém estável, mas avaliação de contatos familiares preocupa SMS de Floriano.

O que é a hanseníase?

Se trata de uma doença infecciosa crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae e é transmitida principalmente através de gotículas pela respiração, tosse ou espirro durante contato prolongado com indivíduos infectados, que não estejam em tratamento.

A hanseníase requer uma abordagem proativa para evitar complicações e reduzir a disseminação.

Segundo o Ministério da Saúde, dentre os principais sinais e sintomas da fase inicial estão: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades do corpo; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; aparecimento de caroços e placas em qualquer parte do corpo; áreas aparentemente normais perdem a sensibilidade e deixam de secretar suor e; diminuição da força muscular, como dificuldade para segurar objetos.

E como se trata a hanseníase?

O primeiro ponto é que essa doença tem cura e o tratamento é gratuitamente realizado nas Unidades Básicas de Saúde. A cura se torna mais rápida e fácil quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento medicamentoso é realizado com o esquema terapêutico multidroga (MTD), preconizado pela Organização Mundial da Saúde e, pode durar de 6 a 12 meses, dependendo do diagnóstico.

Um familiar está com hanseníase, o que fazer?

Os contatos de pacientes com hanseníase também devem ser avaliados por um profissional de saúde. Portanto, se dirija à sua UBS de referência e comunique o caso. É de extrema importância que esses contatos sejam reavaliados periodicamente, para evitar a disseminação da doença.

Ao unir esforços, buscar por informações, espalhar conscientização e promover ações concretas, a comunidade florianense pode dar passos significativos na luta contra essa doença.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook