Governo inaugura Casa da Gestante e ampliação do Hospital de Floriano

03/07/2018 08h20


Fonte Sesapi


Hospital Regional Tibério Nunes(Imagem:Divulgação)

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, entregam nesta terça-feira (03), uma série de obras e serviços na área da saúde em Floriano. São mais de R$800 mil reais em investimentos, que contemplam desde a reforma no Hospital Regional Tibério Nunes à inauguração da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. A solenidade ocorre a partir das 16h00, e integra a programação alusiva ao aniversário da cidade, que no dia 8, completa 121 anos de emancipação.

A sede própria da Casa da Gestante terá capacidade de atender 10 mulheres simultaneamente, com apoio multiprofissional 24 horas por dia. Além disso, o Posto de Coleta de Leite Humano vai dar o suporte necessário na assistência aos bebês prematuros que estão internados na UCIN, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal.

No Hospital, uma série de intervenções foi necessária para garantir os atendimentos de cerca de 15 mil pacientes que procuram a unidade mensalmente, um aumento de mais de três vezes nos últimos anos. Para isso, foi reformado o pronto socorro, que ampliou de dois para seis leitos na Sala de Estabilização e ainda a informatização nos atendimentos.

Agregada a essa reforma, o centro cirúrgico foi ampliado de três para cincos salas cirúrgicas e a Ala C, que conta com 46 leitos de cuidados clínicos. A Ala foi totalmente reformada e climatizada, com substituição de camas e novas cadeiras para acompanhantes.

Esse conjunto de ações vai permitir que o Hospital se consolide como referência no sul do Estado, evitando transferências de pacientes para Teresina, como explica o diretor do Hospital, Edmar Figueiredo. “Com a ampliação de leitos no Pós-cirúrgicos, de dois para seis leitos, vai permitir a implantação de novos serviços cirúrgicos, como a de videolaparoscopia, que é um procedimento minimante invasivo, e cirurgias de fêmur, já que recebemos da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Renova Saúde, arco cirúrgico e intensificador de imagem, o que vai reduzir a espera por essa cirurgia, que antes tinha que ir para Teresina”, afirma.

Também será implantada a Radiologia Computadorizada(CR), que “vai melhorar a qualidade do serviço de imagem, instrumento importante para que se tenha um diagnóstico preciso para se realizar as cirurgias de fêmur, e também acompanhando o crescimento nos atendimentos em neurocirurgia do Hospital”, diz Edmar.