Floriano tem aumento de 270% nos casos de Covid-19

25/01/2022 15h08


Fonte G1 PI

Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarSecretaria Municipal de Saúde, James Rodrigues.(Imagem:FlorianoNews)Secretaria Municipal de Saúde, James Rodrigues.

O município de Floriano, teve um aumento de 270% nos casos de Covid-19. Em todo o estado, 81% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas ao atendimento exclusivo para casos de Covid estão ocupados.

O Hospital Tibério Nunes, localizado em Floriano, tem 100% das UTIs e 92% dos leitos clínicos ocupados. Segundo o secretário municipal de Saúde, James Rodrigues, essa situação tem preocupado.

“É um dado que preocupa, principalmente porque estamos vindo de um período de estabilidade até o final de dezembro. Até sexta-feira tínhamos 201 casos, ontem foram confirmados mais 15. Então estamos somente no mês de janeiro com 216 casos”, afirmou.

O secretário James Rodrigues explicou ainda que devido ao problema no site do Ministério da Saúde, existe um problema na notificação dos casos.

“É importante destacar, que desde a queda no sistema do Ministério da Saúde, está ocorrendo uma divergência nessas informações, mas a população precisa ficar atenta ao que está acontecendo no município, porque está ocorrendo um delay para essa informação chegar na Sesapi e no Ministério da Saúde”, explicou.

James Rodrigues disse que Floriano chegou a ter 20 leitos de UTI, mas hoje tem apenas 10. Já leitos clínicos exclusivos para Covid, já foram 35, mas atualmente são 13 leitos. Por isso, o secretário disse que busca aumentar esses leitos, sem prejudicar o atendimento de outros casos de saúde.

“Floriano é referência para o território Entre Rios, e hoje temos apenas 10 leitos de UTI e 13 leitos clínicos, o que exige uma tomada de decisão da Secretaria Estadual de Saúde, o que deve ser tratado amanhã”, disse.

O secretário ainda destacou a necessidade da população se vacinar para diminuir os riscos de contaminação e também para reduzir os impactos da doença.

“Ontem, o que chamou atenção foi uma idosa de 70 anos que deu entrada no hospital, sem tomar uma única dose da vacina, então é inadmissível que situações como essa possam ainda acontecer. Se vacine, olhe o resultado aí. As pessoas que estão vacinadas estão com sintomas mais leves, é importante essa vacinação”, pontuou.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: casos, leitos, covid