Floriano: Secretaria de Infraestrutura inicia limpeza dos riachos que cortam o município

03/11/2023 10h50


Fonte Secom

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou ainda em outubro a limpeza dos riachos que cortam o município. A ação atende a dois objetivos simultâneos que é preservar o leito dos riachos por meio da limpeza de suas margens e, consequentemente, prevenir ou reduzir eventuais transbordamento dos cursos d’água durante o período chuvoso que se aproxima.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Infraestrutura, Floriano é cortada por 12 riachos, que cortam diversos bairros da cidade. E de acordo com a coordenação do serviço de limpeza e capina do Município, a intervenção das equipes contemplará todos os 12 mananciais.
Imagem: SecomFloriano: Secretaria de Infraestrutura inicia limpeza dos riachos que cortam o município.(Imagem:Secom)

A limpeza é feita de forma manual, com uso de foices e enxadas e recolhimento dos resíduos até local adequado para coleta com retroescavadeira. Os serviços foram iniciados pelo Riacho da Onça que tem nascente no bairro Curador, atravessa o Pau Ferrado, Catumbi, Centro, Bosque Santa Terezinha até o desague no Rio Parnaíba; também já foi feita no Riacho Irapuã, que nasce no bairro de mesmo nome, corta o Conjunto Pedro Simplício, São Borja, Manguinha e Centro até desembocar no Rio Parnaíba; e está sendo concluída a limpeza do Riacho do Leite, com nascente no bairro Cancela, cruzando a Sambaíba Nova e Velha, a Ibiapaba, o Bosque até chegar ao Parnaíba.

De acordo com o coordenador das equipes de limpeza, José Rodrigues, a meta é conseguir limpar os riachos antes do período chuvoso se configurar. “Estamos fazendo o roço da vegetação para melhorar o fluxo dos riachos, mas percebemos que o que mais compromete o curso das águas é o lixo doméstico jogado no leito dos riachos, por isso pedimos a colaboração da população para coibir essa prática denunciando essas ações de degradação do meio ambiente”, concluiu.
Imagem: SecomFloriano: Secretaria de Infraestrutura inicia limpeza dos riachos que cortam o município(Imagem:Secom)

As denúncias podem ser feitas à Ouvidoria Municipal através do telefone de contato (89) 99448-2590.