Floriano promove a Campanha Nacional do Diabetes Mellitus

14/11/2013 12h12


Fonte Secom

A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, durante toda a manhã desta quinta-feira (14), a Campanha Nacional do Diabetes Mellitus. O evento teve início às 08h00 e terminou por volta do meio-dia. A Praça Sebastião Martins, área central da cidade, foi o palco principal.

Imagem: Waldemir MirandaFloriano promove a Campanha Nacional do Diabetes Mellitus.(Imagem:Waldemir Miranda)

Na ocasião, a população florianense teve a oportunidade de participar de todas as atividades como: a verificação da pressão arterial; glicemia capilar; alongamentos; massagem linfática; verificação do IMC e orientações nutricionais.

Enfermeiros e vários profissionais da área de saúde do município, além de outros parceiros da campanha participaram do evento. Para a dona de casa Maria Angélica de Sousa, 67, anos, hoje foi um dia importante. “Uma manhã inteira de atividades, com distribuição de folder, teste de glicemia, cálculo do IMC, calculo do percentual de gordura corpórea, atividades físicas, oficinas de nutrição, enfim, tudo de bom mesmo”, afirmou a dona de casa.

Imagem: Waldemir MirandaFloriano promove a Campanha Nacional do Diabetes Mellitus.(Imagem:Waldemir Miranda)

Saiba mais sobre Diabetes:

Diabetes Mellitus é uma doença de causa múltipla ocorre, quando há falta de insulina ou ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de GLICOSE no sangue (HIPERGLICEMIA). A INSULINA é produzida pelo PÂNCREAS e é essencial para que nosso corpo funcione bem e possa utilizar glicose (açúcar) como principal fonte de ENERGIA.

Tipos mais freqüentes de Diabetes:

Tipo1 - DIABETES MELLITUS INSULINODEPENDENTE
Geralmente ocorre em crianças, jovens e adultos jovens e necessita de insulina para o seu controle.

Tipo 2 - DIABETES MELLITUS NÃO INSULINODEPENDENTE
É o tipo mais freqüente de Diabetes, aparece geralmente após os 40 anos de idade

DIABETES GESTACIONAL
É o tipo que aparece na gravidez, sobretudo se a mulher: tem mais de 30 anos, tem parentes próximos com Diabetes, já teve filhos pesando mais de 4 Kg ao nascer, já teve abortos ou natimortos, é obesa ou aumentou muito de peso durante a gestação.

Sinais de Alerta:

Muitas pessoas têm diabetes- e não sabem porque não apresentam nenhum sintoma. Isto é bastante freqüente no tipo de diabetes que aparece no adulto (tipo II).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook