Floriano passa a ofertar especialidade de endócrino pediatria

15/09/2021 14h55


Fonte SECOM

Imagem: SECOMFloriano passa a ofertar especialidade de endócrino pediatria(Imagem:SECOM)Floriano passa a ofertar especialidade de endócrino pediatria

O secretário de saúde de Floriano, James Rodrigues, visitou na manhã desta quarta-feira (15), a Unidade de Saúde Alfredo de Carvalho onde acontece os atendimentos da especialidade de Endocrinologia pediátrica. Essa é uma das especialidades ofertadas na regulação do município.

Segundo a médica Juliana Demes, a endocrinologia é a área responsável pelo tratamento de doenças ou transtornos de glândulas endócrinas, as responsáveis por produzirem os hormônios. Na pediatria, o especialista desta área trata de problemas hormonais que podem ocasionar disfunções na fase de crescimento de bebês e crianças.

James Rodrigues, afirma que durante a fase de crescimento da criança, alterações na produção hormonal podem vir a prejudicar o desenvolvimento metabólico do organismo. “O acompanhamento de um endocrinologista pediátrico é fundamental e agora pode ser feito desde o nascimento da criança até o fim da adolescência, mais especificamente até a conclusão da puberdade (por volta dos 20 anos de idade) na rede municipal de saúde.”

Quais os principais problemas atendidos na Endocrinologia?

As doenças que o endócrino pediatra acompanha com mais frequência são: baixa estatura, obesidade, puberdade precoce, diabetes, alterações nos hormônios da tireóide, hipertensão e qualquer doença relacionada a alterações na produção de hormônios e metabolismo dos ossos.

Assim como as doenças apresentadas durante o período neonatal, como hipoglicemia, distúrbios da diferenciação genital e hipotireoidismo congênito (diagnosticado no teste do pezinho).

Alguns sinais e sintomas podem ser avaliados pelos pais, mas principalmente são detectados de forma mais adequada e precocemente pelo pediatra que realiza o acompanhamento da criança.

Dentre dos quais: desaceleração do crescimento, sinais de puberdade antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos, sobrepeso e obesidade, sintomas compatíveis com diabetes tipo I (emagrecimento, aumento da sede e frequência urinária), fraturas ósseas frequentes, entre outros.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews