Floriano participa de fórum que discute o enfrentamento do HIV no Piauí

01/12/2022 10h09


Fonte Secom

Imagem: SecomFloriano participa de fórum que discute o enfrentamento do HIV no Piauí(Imagem:Secom)

Discutir a qualidade de vida das pessoas que convivem com o HIV e as perspectivas de enfrentamento à doença foram pautas do Fórum Estadual de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, que ocorreu em Teresina, na última segunda-feira (28/11). O município de Floriano foi representado pela diretora do Centro de Testagem e Aconselhamento, Hérica Amarante, e equipe multiprofissional. 

Esse ano, o tema escolhido para a campanha de luta contra a AIDS, em Floriano, foi “Todos juntos contra a AIDS: Não tem cura, mas tem prevenção e tratamento”. Segundo dados do CTA de Floriano, em 2019 foram detectados 39 casos da doença no município. Em 2020, foram 33 pessoas diagnosticadas. Em 2021, 34; e em 2022, (até outubro) 25.

Segundo Hérica, o diagnóstico precoce aumenta a perspectiva de vida do indivíduo infectado pela doença. A outra atuação, além do diagnóstico, é o tratamento oportuno, com o encaminhamento da pessoa diagnosticada com HIV para o serviço de referência.

No Piauí, no ano de 2021, foram notificados 798 casos de AIDS em idades que vão de 10 a 79 anos, sendo 616 casos em pessoas do sexo masculino e 182 no sexo feminino. 

Centro de Testagem e Aconselhamento
  • É um serviço que realiza aconselhamento e orientações voltadas para as IST, HIV, Sífilis, Hepatites B e C, bem como oferece testes rápidos para estes agravos, resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito às diferenças;
  • Realiza aconselhamento antes e depois de fazer os exames, a fim de ouvir as dúvidas existentes, realizar orientações de acordo com sua situação de vulnerabilidade e esclarecer sobre as IST/HIV/AIDS/HV;
  • Atende gestantes e puérperas que não realizaram os exames de HIV, Sífilis e Hepatite B durante o pré-natal;
  • Realiza Aconselhamento para casais, inclusive, casais soropositivos e sorodiscordantes (quando um parceiro é positivo e o outro não);
  • Oferece atendimento por livre demanda ou encaminhamento.
  • Oferta insumos de prevenção como: preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.
  • Realiza campanhas de prevenção e de detecção precoce que compõem o Calendário do Ministério da Saúde, em parceria com outras Instituições (Programa Municipal de IST/HIV/Aids/HV, escolas, empresas, presídios, dentre outros)

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews