Floriano oferta consultas em mastologia e zera fila de regulação

06/10/2022 15h32


Fonte SECOM

Imagem: SECOMFloriano oferta consultas em mastologia e zera fila de regulação(Imagem:SECOM)Floriano oferta consultas em mastologia e zera fila de regulação

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, fez uma mobilização para zerar a fila da regulação relacionadas a especialidade mastologia, cujas consultas ocorreram entre os dias 3 e 4 de outubro, na Policlínica de Floriano. Foram atendidas 96 mulheres, desse total, 44 estavam na fila de espera. A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, comemorou a superação da demanda e atendimento a mais de 52 mulheres, destacando que as pacientes já saíram da consulta com os exames marcados e com a data de retorno.

As pacientes foram selecionadas pelo sistema de regulação, sendo que boa parte dessas mulheres aguardavam pela realização do exame desde o ano passado. O mutirão faz parte das ações promovidas pelo gestão municipal para a Campanha do Outubro Rosa, mês de intensificação dos cuidados e alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O autoexame é importante, reforçam especialistas, mas a mamografia é o principal exame para detectar o câncer de mama na fase inicial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o autoexame é indicado como autoconhecimento em relação ao próprio corpo, mas não deve substituir os exames realizados ou prescritos pelo médico, já que muitas lesões, ainda pequenas, não são palpáveis.

A recomendação geral das sociedades médicas é a de que, a partir dos 40 anos, as mulheres realizem a mamografia anualmente. O estilo de vida saudável reduz o risco de desenvolver câncer. O álcool é um fator de risco.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: floriano, mulheres, c?ncer