Floriano notifica novos casos de covid-19 e descentraliza testagem para 5 unidades de saúde

10/06/2022 09h58


Fonte Secom

A Secretaria de Saúde de Floriano, através do Departamento de Epidemiologia, notificou 13 novos casos de Covid-19 no município desde o início da semana, que estão sendo monitorados pela pasta. Apenas em um dos casos, o paciente encontra-se internado no Hospital Tibério Nunes com sintomas moderados da doença.

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são: coriza, tosse seca, dor de cabeça, espirros. Ao sentir esses sintomas acompanhados de falta de ar, dores musculares, irritação na garganta e desconforto no peito, procure a unidade de saúde mais próxima.
Imagem: SecomFloriano notifica novos casos de covid-19 e descentraliza testagem para 5 unidades de saúde.(Imagem:Secom)

Em reunião com a equipe técnica, a secretária de Saúde, Caroline Reis, determinou que sejam intensificadas as campanhas de prevenção da doença e que a testagem para Covid-19, que hoje acontece apenas na unidade básica Floriano (antiga Funasa), se estendesse a outros cinco postos de saúde.

“A pandemia não acabou e mesmo com os números de vacinação satisfatórios é preciso que a população entenda que a vacina não deixa a pessoa imune à doença. Os cuidados básicos precisam ser mantidos e redobrados”,
explica.

A Coordenação de Atenção Básica ficará responsável pelo treinamento das equipes das seguintes unidades de saúde:
  • UBS Paulo Kalume (bairro Tiberão);
  • UBS Theodoro Sobral (bairro Caixa Dágua);
  • UBS Helvidio de Holanda(bairro Manguinha);
  • UBS Camilo Filho( CTF/Cafs);
  • UBS Santa Cruz( bairro Alto da Cruz );
“Essa descentralização inicial irá garantir o acesso mais rápido a todas as regiões da cidade. Vamos agora acompanhar a evolução dos casos e em 15 dias, teremos uma nova rodada de reuniões para avaliar as próximas medidas. Não devemos entrar em pânico, pois Floriano detém uma boa taxa de vacinação, o que diminui a gravidade dos sintomas, mas a covid-19 é uma doença que não podemos baixar a guarda. Todo cuidado é importante”, afirma Caroline Reis.

Prevenção – 5 Dicas importantes

1. Lave bem as mãos e com frequência, usando álcool em gel ou água e sabão;
2. Mantenha uma distância mínima de 1 metro entre você e qualquer pessoa que tossir ou espirrar;
3. Evite tocar nos olhos, nariz e boca;
4. Você e as pessoas ao seu redor devem manter uma boa higiene das vias aéreas. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. O lenço usado deve ser descartado imediatamente;
5. Fique em casa se não estiver bem. Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, sintomas, covid