Floriano já vacinou 10,65% da população, seis mil doses aplicadas contra a Covid-19

02/04/2021 07h00


Fonte SECOM

Imagem: SECOMFloriano já vacinou 10,65% da população, seis mil doses aplicadas contra a Covid-19(Imagem:SECOM)Floriano já vacinou 10,65% da população, seis mil doses aplicadas contra a Covid-19

O município de Floriano ultrapassou a marca de 6 mil doses aplicadas de vacina contra a covid-19, informou a diretoria de imunização. Até agora, 6.392 pessoas entre idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência tomaram o imunizante.

Proporcionalmente, Floriano já vacinou 10.65% da população que baseado na última previsão do censo seria de 60.035 habitantes. Até a quarta-feira (31), o calendário de vacinação de Floriano imunizou idosos com 68 anos ou mais. Com a chegada de novas doses neste final de semana a expectativa é de que um novo calendário seja divulgado em breve.

Foram aplicadas: 6.392 doses
Público-alvo:
Trabalhadores em saúde - Doses aplicadas 2055
Idosos - Doses aplicadas 4.328
Deficientes - Doses aplicadas 09

O número é superior à média nacional, pois segundo balanço da vacinação contra Covid-19 desta quarta-feira (31) aponta que 17.620.872 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19 em todo o país. O número representa 8,32% da população brasileira.

O número também é superior a cobertura vacinal estadual, onde segundo dados da SESAPI, a taxa é de 5,05% da população do estado imunizada. O estado do Piauí tem aproximadamente 3,195 milhões de habitantes.

Cobertura vacinal

A baixa cobertura vacinal tem graves consequências quando o assunto é a saúde pública. Por isso, é importante alertar a população sobre os benefícios da vacina e também sobre os riscos a que todos ficam expostos quando esta é ignorada. Graças à vacinação em massa, doenças como poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche deixaram de ser um problema de saúde pública no Brasil. O SUS disponibiliza, de forma gratuita, para todas as pessoas, 21 vacinas para muitas doenças cuja proteção se inicia, ainda, nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida em procedimentos totalmente seguros, que permitem a prevenção, o controle e a eliminação de doenças graves - e muitas vezes mortais - estimulando as defesas naturais do corpo. Para vacinar, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com o cartão de vacinação em mãos. A vacinação é essencial para a prevenção de doenças infecciosas, pois atuam, inclusive, na redução da morbidade. Quem não se vacina fica suscetível às doenças para as quais aquela vacina oferece proteção.

Mantenha seu cartão de vacina atualizado. Vacinas salvam vidas!

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: vacina, cobertura, covid