Floriano ganhará Centro Regional em Saúde do Trabalhador
31/07/2025 16h34Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Ascom Sesapi
A habilitação do Cerest Regional de Floriano fortalecerá as ações relativas à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) participou, nessa quarta-feira (30), da reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) do território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira, realizada em Floriano.
Na ocasião, a Divisa apresentou a proposta de implantação do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira – Cerest Regional de Floriano. A proposta recebeu aprovação unânime dos secretários municipais de saúde presentes à reunião, marcando um passo decisivo para a consolidação da iniciativa.
A aprovação da criação do Cerest Regional de Floriano na reunião da CIR é requisito necessário para habilitação do Centro junto ao Ministério da Saúde. A pauta também foi submetida e aprovada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em junho deste ano.
Imagem: Ascom Sesapi

A habilitação do Cerest Regional de Floriano fortalecerá as ações relativas à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, beneficiando a população economicamente ativa da região por meio de medidas educativas, preventiva e de assistência especializada em Saúde do Trabalhador e ampliando o acesso à atenção qualificada para a população dos 28 municípios que compõem o território Vale dos Rios Piauí e Itaueira.
Ainda na reunião da CIR, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou os indicadores de saúde e os resultados de desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), além de discutir com os secretários sobre as responsabilidades dos municípios em relação ao desenvolvimento das ações do projeto PlanificaSUS, do projeto Manejo Clínico na Atenção Primária e todo o processo que está sendo realizado com os municípios para a reabertura da linha de cuidado para o pré-natal de alto risco, como também o de alto risco pediátrico na Policlínica.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook