Floriano ganha cooperativa de catadores de lixo

13/08/2010 18h58

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Catador é um sujeito que, historicamente, tira do lixo o seu sustento. Seja através da prática da coleta seletiva junto a alguns parceiros que doam o seu lixo ou, melhor ainda, seus recicláveis selecionados na fonte; seja caçando recicláveis pelas ruas e lixões.

Com esse trabalho, os catadores contribuem para limpeza do meio ambiente, além lucrar com o lixo. É um serviço a população já que esses materiais coletados pelos catadores vão evitar o consumo de matéria prima virgem – recursos naturais esgotáveis – além da economia com coleta e disposição final.

Em Floriano esta sendo implantada uma cooperativa de catadores de lixo, cerca de 200 famílias estão cadastradas. E com a ajuda da Fundação Banco do Brasil os catadores estão passando por treinamentos especificações, qualificações escolares - para aqueles que não concluíram os estudos, e ainda recebem orientações sobre como atuar no ramo da coleta seletiva.

Outro passo importante é a construção do galpão da cooperativa dos catadores de produtores recicláveis de Floriano. A obra teve inicio há quase dois meses, e a previsão para a conclusão é de sessenta dias.

A obra esta custando 220 mil reais, sendo duzentos mil reais provenientes da Fundação Banco do Brasil, e 20 mil reais da Prefeitura de Floriano. O galpão terá mais de seiscentos metros quadrados de área construída.

O galpão da cooperativa esta sendo construido no bairro Guia.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano