"Floriano está sob controle", disse diretor da 10ª GRS sobre casos de dengue em Floriano

15/03/2022 15h44

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarMaurício Bezerra, diretor da 10ª GRS(Imagem:FlorianoNews)Maurício Bezerra, diretor da 10ª GRS

No período chuvoso, aumenta o número de focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, responsável pelas endemias como dengue e chikungunya.

Em Floriano, o diretor da 10ª Gerência Regional de Saúde, Maurício Bezerra, relatou ao portal FlorianoNews, que as ações de prevenção e combate ao mosquito, foram fundamentais para controlar o surto e evitar a proliferação do mosquito.

"Graças a Deus, Floriano está sob controle. Estive reunido com o diretor do Centro de Zoonoses, e está sendo implementada ações preventivas, mas é importante que a população entenda, que é preciso cada um fazer sua parte, fazendo o trabalho de limpeza em suas residências, evitando que o mosquito se prolifere", afirmou Maurício.

Segundo Maurício, nos demais município atendidos pela regional, também está havendo trabalhos de prevenção e de monitoramento para analisar o resultado dos trabalho realizados.

"Mensalmente fazemos uma reunião com os secretários de saúde dos municípios, para fazer um diagnóstico. Os supervisores entram em contato com os chefes de endemias daqueles municípios para acompanhar o andamento do trabalho", disse.

Indagado sobre o trabalho do carro-fumacê, o diretor esclarece que o mesmo só pode ser solicitado em caso de surto.

"É importante explicar que, o carro-fumacê só pode ser autorizado caso haja surto, e só pode ser solicitado pelo secretário municipal de saúde. O carro-fumacê não é medida preventiva, ele é uma ação final na tentativa de eliminação do mosquito. A primeira medida é a ação preventiva, ação de limpeza, com multirões e com a colaboração da população", declarou.

Maurício reforça o apelo à população, onde solicita que todos possam colaborar para manter as endemias sob controle.

"O período de chuva é propício para a reprodução do Aedes aegypti, Por isso, é necessário que a população faça sua parte, interrompa o ciclo de reprodução, não podemos esperar somente pelo trabalho dos agentes de endemias. A principal medida é semanalmente fazer uma faxina geral, eliminando tudo e qualquer água parada", concluiu o diretor da regional de saúde em Floriano, Maurício Bezerra.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: dengue, controle, mosquito