Floriano é apontada como município vulnerável a desastres naturais

04/08/2013 08h40

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A cidade de Floriano está situada geograficamente no Meio Norte do Nordeste brasileiro, entre três biomas, recebendo influência do sertão, serrado e da região amazônica, com características de semiárido, de serrado e amazônico.

A cidade tem uma média de chuva no período de inverno de 1.200 milímetros, com grande risco de inundações pelo grande volume de água dos afluentes do rio Parnaíba. A situação ainda é agravada pelas condições de solo do município, que é raso. Desse modo, quando chove muito o solo fica encharcado e muitas construções vão a baixo.

Além da cidade de Floriano, outros 25 municípios do estado são suscetíveis a desastres naturais. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (01) pela Confederação Nacional dos Municípios, com base no relatório do Observatório das Chuvas, do Governo Federal, que mostrou através de um estudo minucioso que mais de mil municípios em todo o Brasil estão vulneráveis a enchentes e grandes inundações.

Imagem: FlorianoNews (arquivo)Floriano é apontada como município vulnerável a desastres naturais.(Imagem:FlorianoNews (arquivo))

De acordo com EM-DAT, o Brasil encontra-se entre os países do mundo mais atingidos por inundações e enchentes no período de 1960 a 2008. Considerando somente os desastres hidrológicos que englobam inundações, enchentes e movimentos de massa, em 2008 o Brasil esteve em 10º lugar entre os países do mundo em número de vítimas de desastres naturais, com 1,8 milhões de pessoas afetadas (OFDA/CRED, 2009).

Segundo João Raimundo, Coordenador Municipal de Defesa Civil de Floriano, no mês de abril a Secretaria Nacional de Defesa Civil realizou um treinamento com representantes de 25 municípios do estado do Piauí, em vista de preparar um plano de contingência em relação a enchentes e inundações.

“De Floriano participaram do treinamento três representantes, tendo em vista que historicamente o município passa por essas situações de inundações devido à elevação do nível das águas do rio Parnaíba”, disse João Raimundo.

Imagem: FlorianoNewsJoão Raimundo, Coordenador Municipal de Defesa Civil de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)João Raimundo, Coordenador Municipal de Defesa Civil de Floriano.

De acordo com o mapeamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios, há previsão de enchentes nos próximos anos em Floriano, por esse motivo a Defesa Civil já vem trabalhando planos de ações preventivas para evitar os impactos negativos em tempos de anormalidades na região.

Para solucionar alguns desses problemas, o Ministério da Integração Nacional deverá investir R$ 2.894.104,47 para execução de Projetos.

Ainda segundo o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Floriano, foi apresentado ao Prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, um plano de organização para que a Prefeitura venha a ajudar a Defesa Civil na prevenção desses impactos e desastres naturais localizados, como deslizamentos, subsidências e erosões, que podem ocorrer naturalmente ou induzidos pelo homem.

As ações emergenciais de enfrentamento dos riscos decorrentes dos desastres naturais são coordenadas e executadas pelo Sistema de Defesa Civil, estruturado em nível federal, estadual e municipal. Em todo território nacional há uma estrutura organizacional com diretrizes e planos de ação para os atendimentos emergenciais.

Imagem: Meio NorteMapa(Imagem:Meio Norte)

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano