Floriano agora possui Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde

22/05/2023 16h30

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramFloriano agora possui Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde(Imagem:Reprodução/Instagram)Floriano agora possui Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde

Floriano alcançou um marco importante em sua gestão ambiental e sanitária com a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS). Essa conquista coloca a cidade em um seleto grupo de municípios brasileiros que possuem um plano tão abrangente e essencial para o correto gerenciamento de resíduos na área da saúde.

O PGRSS é um conjunto de normas e diretrizes exigidas pelos órgãos ambientais e de vigilância sanitária para todos os estabelecimentos geradores de resíduos no setor da saúde. Essas regulamentações visam garantir a adequada segregação, acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos, minimizando assim os impactos negativos à saúde pública e ao meio ambiente.

Essa conquista é celebrada pelos profissionais e autoridades locais, reconhecendo o esforço conjunto para a elaboração e implementação do plano. O farmacêutico Dr. Jussinaldo Duarte, responsável pela elaboração do PGRSS, expressou sua satisfação com esse avanço significativo para o município.

"Este é um avanço extremamente positivo para nosso município. Poucas cidades do Brasil têm um plano como esse. Floriano está de parabéns. Agradeço aqui o empenho das secretárias Caroline Reis e Haila Oka para que esse plano se concretizasse", disse.

Imagem: Reprodução/InstagramClique para ampliarJussinaldo Duarte e Carolina Reis(Imagem:Reprodução/Instagram)Jussinaldo Duarte e Carolina Reis

O PGRSS é uma ferramenta fundamental para garantir a segurança dos profissionais de saúde, dos pacientes e da comunidade em geral, uma vez que os resíduos gerados nos serviços de saúde podem apresentar riscos biológicos, químicos e radioativos. Além disso, o plano contribui para a preservação ambiental, evitando a contaminação do solo, da água e do ar.

A elaboração e implementação do PGRSS envolveu a participação ativa de diversas instituições e profissionais da área da saúde, bem como das secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde. Foram realizados estudos, levantamentos e ações de capacitação para as equipes envolvidas, visando a conscientização sobre a importância do gerenciamento adequado dos resíduos.

Com a implementação do PGRSS, Floriano dá um importante passo na promoção da saúde e na preservação do meio ambiente. O plano não apenas atende às exigências legais, mas também demonstra o compromisso do município em proporcionar um ambiente seguro e saudável para sua população.

Imagem: Reprodução/InstagramFloriano agora possui Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde(Imagem:Reprodução/Instagram)Floriano agora possui Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde

*Com informações: Prefeitura Municipal de Floriano

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano