Floriano abre Consulta Pública para o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares

04/02/2022 12h25


Fonte Secom

Imagem: SecomClique para ampliarFloriano abre Consulta Pública para o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares.(Imagem:Secom)

O município de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi selecionado para receber o Plano Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A portaria Nº 925, de 24 de novembro de 2021, regulamentou a edição 2022 do Pecim, visando à implantação de Escolas Cívico-Militares (Ecim) nos estados, nos municípios e no Distrito Federal.

O Programa é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta prevê a implantação de 89 Ecins em 2022, distribuídas nos estados, municípios e Distrito Federal, em escolas estaduais, municipais e distritais.

O modelo a ser implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares.

Ao aderir ao Programa para a implantação da Ecim ainda este ano, o município assumiu o compromisso de fazer uma Consulta Pública destinada a acolher opiniões e sugestões sobre o Pecim, de forma que será disponibilizado, para conhecimento de todos, os documentos relacionados ao referido programa para ampla participação da sociedade.

Os professores, alunos matriculados e pais terão direito a um único voto por família, independentemente do número de filhos, desde que devidamente identificados e com vínculo comprovado junto à Rede Municipal de Ensino. Os nomes de cinco escolas foram indicados para a Consulta Pública. São elas: Unidade Escolar Antônio Nivaldo, U.E. Pe. Pedro Barroso, U.E. Odorico Castelo Branco, U.E. Dona Aleluia e U.E. Pe. Pedro Oliveira. Dentre estas, a que mais receber votos válidos será a escolhida para ser indicada pela Secretaria Municipal de Educação para receber o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares.

As informações sobre o Programa Nacional de Escolas Cívico Militares - PECIM estarão disponíveis para consulta no site do Município de Floriano (www.floriano.pi.gov.br) até o dia 11/02/2022. Todos os comentários, questionamentos, contribuições, sugestões e votos deverão ser encaminhados ao endereço eletrônico educacao@floriano.pi.gov.br .

O período de votação está aberto, vai até 11 de fevereiro e deve ser feito em formulário próprio (em anexo) e encaminhado ao endereço eletrônico educacao@floriano.pi.gov.br.

DOCUMENTOS/ARQUIVOS:

Portaria n° 925, de 24 de novembro de 2021

Relação de vagas Pecim 2022

Estados e Municípios contemplados no Pecim 2022 - Anexo III

TERMO DE ADESÃO - ESCOLAS CIVICOS MILITARES


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: programa, estados, consulta