Florianenses são vitimas do golpe da rifa premiada, entenda como funciona!

21/09/2010 11h56

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Aplicar golpes nas pessoas é crime, e os golpistas inventam várias formas de enganação para conseguir seus objetivos.

Depois da onda dos trotes por telefone com os falsos sequestros e as mensagens de celular falando de grandes prêmios, anda em Floriano um homem dizendo que tem  uma rifa premiada e que não pode receber o brinde porque esta doente ou porque não tem dinheiro; então ele pede à pessoa dinheiro para pagar a tal rifa, geralmente o valor fica entre 10 e 30 reais,  diz que vai buscar o prêmio e não volta mais.

Imagem: Cida SantanaClique para ampliarCidade Cenográfica de Floriano - O golpista usa o nome do Escalet para enganar as pessoas(Imagem:Cida Santana)Cidade Cenográfica de Floriano - O golpista usa o nome do Escalet para enganar as pessoas
Agora tem outro, o golpe mais recente envolve o nome da Cidade Cenográfica de Floriano e o Ponto de Cultura. De acordo com o diretor César Crispim, a cerca de 20 dias, várias pessoas têm se dirigido até a Cidade Cenográfica em busca de prêmios de uma rifa beneficente.

Ele contou à nossa reportagem que as pessoas dizem que um homem se apresentou como ator do grupo Escalet e disse que o grupo estava fazendo um bingo beneficente para um integrante do grupo que estaria com câncer e precisaria de um tratamento urgente.

O golpe é aplicado assim:
Um homem aborda uma pessoa qualquer na rua ou nas lojas e fala que o marido, irmão ou filho (uma pessoa da familia ou amigo) assinou um ponto numa rifa beneficente do grupo Escalet, para ajudar uma pessoa com câncer, o valor do ponto chega até 30 reais. Ele fala para pessoa que o parente deixou de pagar a rifa e que o mesmo ganhou um prêmio - esse prêmio pode ser uma Tv, uma cama, um jogo de cama, conjunto de mesa, ármario de cozinha entre outros brindes.

O golpista fala ainda que a pessoa esqueceu de pagar o ponto e que ele estaria ali pra receber esse dinheiro. Se a pessoa cai no golpe ela paga e recebe um papel que segundo o golpista é a rifa premiada. Mas quando a pessoa chega na Cidade Cenográfica descobre que foi enganada, pois o grupo não esta promovendo nenhuma rifa beneficente e nem tem integrante doente.

A orientação nesse caso é não pagar nada e procurar a policia. O diretor do grupo Escalet e da Cidade Cenográfica, César Crispim, avisa que o grupo não esta promovendo nenhuma rifa beneficente e que nesse momento todos estão empenhados na realização do Festival de Cinema que vai acontecer em Novembro em Floriano.

Então não caia no golpe da rifa premiada ou rifa beneficente, avise a policia.