Festejo de Bom Jesus da Lapa reúne fiéis na localidade Tabuleiro do Mato, zona rural de Floriano

28/07/2023 10h05

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsFestejo de Bom Jesus da Lapa reúne fiéis na localidade Tabuleiro do Mato, zona rural de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Festejo de Bom Jesus da Lapa reúne fiéis na localidade Tabuleiro do Mato, zona rural de Floriano.

A localidade Tabuleiro do Mato, na zona rural de Floriano, está celebrando com entusiasmo o Festejo de Bom Jesus da Lapa. Com início no dia 27 de julho e se estendendo até o dia 06 de agosto, o evento tem como tema central a reflexão sobre a importância do "Bom Jesus da Lapa", símbolo de fé e devoção, como fonte de sustento espiritual para os fiéis.

O tema deste ano, "Bom Jesus da Lapa, em vós saciamos nossa fome do pão da palavra e da vida", traz à tona a essência da religiosidade local, enfatizando a busca pela alimentação espiritual através da palavra de Deus. O lema escolhido para iluminar os corações dos fiéis durante o evento é uma passagem bíblica do Evangelho de João: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, terá a vida eterna" (Jo 6,54).

As festividades tiveram início no final da tarde dessa quinta-feira com o tradicional hasteamento do mastro, uma cerimônia que simboliza o início oficial das celebrações. Nesta sexta-feira (28), o dia começou com uma alegre alvorada, acompanhada pela banda de música do município, seguida de benção e um café partilhado entre os presentes.

A programação diária do festejo é marcada pelas missas, que acontecem todas as noites, às 19h30, proporcionando momentos de reflexão e adoração a Bom Jesus da Lapa. Após as celebrações religiosas, os participantes têm a oportunidade de desfrutar das barracas de comidas típicas, bazar e adquirir artigos religiosos, além de se divertirem com a pescaria, uma atividade que integra a tradição festiva.
Imagem: FlorianoNewsFestejo de Bom Jesus da Lapa reúne fiéis na localidade Tabuleiro do Mato, zona rural de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Algumas datas especiais ganham destaque durante o evento. No domingo (30), os vaqueiros da comunidade Lagoa de Fora são homenageados com uma benção especial e um café da manhã na casa do Amador. Logo após, acontece uma emocionante cavalgada pela região.

A segunda-feira (31) é marcada por batizados realizados durante a santa missa, momento de acolhimento de novos membros na comunidade religiosa. No dia 02/08, ocorre a eucaristia também durante a santa missa, reforçando a importância da comunhão entre os fiéis.

Já no dia 04/08, é a vez da crisma, que consiste em um sacramento no qual os fiéis confirmam sua fé e recebem o Espírito Santo. A noite do dia 05/08 promete ser animada, com um leilão comunitário seguido de uma apresentação musical ao vivo com o cantor Jardel Viana e a banda Rolterdan.

O encerramento do Festejo de Bom Jesus da Lapa acontece no dia 06/08, com uma grandiosa procissão que percorre as ruas da localidade, carregando a imagem do padroeiro e reunindo a comunidade em um momento de fé e devoção. Além disso, é realizada uma emocionante e divertida atividade com um bingo de um carneiro, que anima a todos os presentes.

O Festejo de Bom Jesus da Lapa na localidade Tabuleiro do Mato é uma tradição rica em espiritualidade e cultura, unindo os moradores e visitantes em torno de valores religiosos e laços fraternais. A celebração representa um importante momento de devoção, celebração da fé e confraternização na região de Floriano, reforçando a importância do legado religioso na vida das pessoas.

Confira a programação completa
Festejo de Bom Jesus da Lapa(Imagem:Divulgação)



Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook