Feriado do Dia do Comerciário é antecipado em Floriano

05/09/2012 10h09

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A partir desta quinta-feira (06), o comércio do município de Floriano estará fechando suas portas e reabrindo somente na próxima segunda-feira (10), devido à antecipação do feriado do Dia do Comerciário, que será neste sábado (08).

De acordo com o empresário e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, Conegundes Gonçalves de Oliveira, a antecipação do feriado se deu após uma aprovação do Sindicato na última convenção coletiva, comemorando o Dia do Comerciário no dia 08 de setembro.

Imagem: FlorianoNewsConegundes Gonçalves de Oliveira (Imagem:FlorianoNews)Conegundes Gonçalves de Oliveira

“Os empresários ali participantes daquele evento acharam conveniente, tendo em vista que o dia 07 de setembro estava ocorrendo numa sexta-feira e ficaria mais oportuno destinar o sábado, porque assim iria proporcionar um feriado mais prolongado, especialmente para aquelas pessoas que de repente programam uma viajem. Nós teremos nesse final de semana esse feriadão, e chamamos a atenção de toda a sociedade de Floriano que procurem antecipar suas compras nesta quarta e quinta-feira, evitando desabastecer as dispensas. Queremos desejar boa sorte a todo aquele que venha programar viajem, especialmente aqueles que procuram também prestigiar e homenagear a pátria através das comemorações do dia 07 de setembro”, ressaltou o Sr. Conegundes.

Imagem: FlorianoNewsFeriado do Dia do Comerciário é antecipado em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Feriado do Dia do Comerciário é antecipado em Floriano.

Saiba por que 30 de outubro é o Dia do Comerciário

No dia 30 de outubro comemoramos a data consagrada ao Comerciário, entretanto muitos não sabem a origem deste dia que comemoramos as nossas grandes conquista do passado e do presente e hoje permanece a luta pela manutenção dos nossos direitos conquistados.

Em 1908, um grande número de companheiros criaram a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, onde os caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio), os escriturários, os guarda-livros e outros uniram-se contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes.

A história diz que em 1932, no dia 29 de outubro, às 10 horas da manhã, um punhado de caixeiros das ruas Carioca, Gonçalves Dias, Largo de São Francisco, Rua do Ouvidor e adjacências aglomerou-se no Largo da Carioca. O volume de gente foi aumentando até chegar o pessoal do Lloyd Brasileiro, da Costeira (que eram sócios da União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro), os Ferroviários da Central do Brasil, o pessoal da Ligth, os Bancários, os Professores e os Jornalistas, que foram juntando-se e marcharam para o Catete (palácio do Governo Federal).

Ao chegar ao Catete o grupo de Caixeiros tinha-se multiplicado em 5.000 pessoas ou mais. Getúlio Vargas então presidente da Nação os recebeu na sacada do Palácio e, naquele memorável dia foi assinado o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentando a jornada de trabalho, reduziu a carga horária escrava de 12 horas diárias, para 8 horas.

Os frutos dessa luta dos Comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmo moldes.

O decreto-lei 4.042/32, foi publicado no Diário Oficial da União em 30/10/1932, por isso 30 DE OUTUBRO é o "DIA COMERCIÁRIO".


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews