Farmafórmula fala sobre orientação e uso racional de medicamentos

11/07/2016 08h00


Fonte ASCOM

Com a intenção de orientar os pacientes que buscam constantemente tirar dúvidas na Farmafórmula Teresina/Floriano, abriremos um espaço de dicas com as dúvidas mais frequentes abordadas na Farmafórmula para o Floriano News. São dicas de saúde, beleza, emagrecimento e orientação de uso racional de medicamentos. Vamos começar falando sobre orientação e uso racional de medicamentos.

Quando o medicamento é usado indiscriminadamente ou sem nenhum critério técnico, dizemos que se trata de uso irracional de medicamentos, que é um importante problema de saúde pública. Portanto, é preciso considerar o potencial de contribuição do farmacêutico e efetivamente incorporá-lo às equipes de saúde, a fim de que se garanta a melhoria da utilização dos medicamentos, com redução dos riscos de efeitos adversos e que seu trabalho proporcione meios para que os custos relacionados à farmacoterapia sejam os menores possíveis para a sociedade.

Imagem: ASCOMFarmafórmula fala sobre orientação e uso racional de medicamentos.(Imagem:ASCOM)

O uso racional de medicamentos é definido como um processo que compreende a prescrição apropriada; a disponibilidade oportuna e a preços acessíveis; a dispensação em condições adequadas; e o conjunto de doses indicadas, nos intervalos definidos e no período de tempo indicado de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade. A assistência farmacêutica tem, entre suas premissas, a utilização dos medicamentos, por meio da prescrição, dispensação e uso adequado.

Na Farmafórmula Teresina/Floriano temos um conjunto de ações promovidas pelos nossos farmacêuticos em colaboração com os demais profissionais de saúde, que visam promover o uso racional de medicamentos e a manutenção da efetividade e segurança do tratamento.
Além disso na Farmafórmula terá profissionais que prestará alguns serviços à população, dentre eles destacam-se: Monitoramento da pressão arterial: Se você precisa controlar sua pressão arterial regularmente, mas não tem material específico para isto em casa, a medição pode ser feita na Farmafórmula , por um profissional capacitado para este fim.

Vale a pena ressaltar que o Farmacêutico da Farmafórmula pode aferir a pressão, mas não pode diagnosticar e medicar o paciente no local: por isto ele deve elaborar um laudo com as informações da pressão para que o cliente leve este documento ao seu médico, para que ele possa fechar o diagnóstico. Monitoramento de glicemia capilar Alguns indivíduos com diabetes têm dificuldades em medir glicemia capilar em casa.

Imagem: ASCOMFarmafórmula fala sobre orientação e uso racional de medicamentos.(Imagem:ASCOM)

Na Farmafórmula esta medição pode ser realizada com a ajuda de um profissional, porém relembrando que ele não é capaz de fechar um diagnóstico ou indicar a medicação adequada para o paciente. Um laudo com as informações deve ser produzido para que o paciente possa levar para o médico responsável. Além desses serviços faremos o monitoramento do peso corporal e das medidas Participação em campanhas de promoção de saúde.

A Farmafórmula vai promover campanhas que estimulam a promoção da saúde, assim como de maior atenção com a diabetes, controle da obesidade e do sobrepeso, importância da manutenção da pressão arterial, entre outras. Repassamos informações sobre as doenças e seus cuidados, e promover avaliação nutricional educativa de maneira gratuita.

Visite a nossa unidade em Floriano e desfrute todos esses cuidados, tendo como Farmacêutica responsável técnica e diretora da Farmafórmula Teresina/ Floriano a Dra. Lyssa Cavalcante Cunha. Para mais informações entre em contato (89) 99428-1916 / (86) 99907-0888

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews