Espetáculo Paixão de Cristo de Floriano chega a sua 25° edição e é lançado oficialmente em Teresina

10/03/2020 14h17


Fonte G1 PI

Imagem: Laura Moura /G1Lançamento aconteceu no auditório da Secult.(Imagem: Laura Moura /G1)Lançamento aconteceu no auditório da Secult.

O Projeto Paixão de Cristo, que acontece no Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano, chegou a sua 25° edição. O lançamento aconteceu na manhã desta terça-feira (10), no auditório da Secretaria de Cultura do Piauí, no Centro de Teresina. Neste ano, o espetáculo, previsto para ocorrer entre os dias 10 e 11 de abril, terá novidades no texto. O dramaturgo César Crispim decidiu tornar a linguagem menos rebuscada e mais próxima do público.

Ao todo, 60 atores compõem o elenco principal e quase 350 o elenco total. Além deles, cerca de 40 pessoas atuam na parte técnica do projeto. Em entrevista ao G1, o diretor da peça teatral explicou que a preparação iniciou em dezembro para que o espetáculo seja o mais realista possível.

“São de três a três meses e meio de ensaio. Nós ensaiamos nos finais de semana e às vezes no meio de semana. O espetáculo é dublado, nós criamos as cenas dentro do estúdio, gravamos tudo, em que eles interpretam com os microfones, para que a gente possa levar a apresentação dublada o mais realista possível”,
comentou.
Imagem: Laura Moura /G1Alisson Rocha, diretor do espetáculo.(Imagem: Laura Moura /G1)Alisson Rocha, diretor do espetáculo.

Segundo o diretor do projeto, César Crispim, os espectadores irão notar diferenças na linguagem durante a apresentação. Entretanto, a essência do espetáculo não irá mudar. A adaptação do texto faz parte do processo de transformação da língua, que vêm acontecendo com o passar do tempo.

“É fascinante você pensar que ao longo de dois mil anos, a linguagem, o modo de falar da comunidade mudou. Ela se aproximou mais do coloquial, do dia-a-dia, das pessoas conversando entre amigos e em família. Então, a aproximação do texto dessa linguagem atual é fundamental para que exista uma facilidade de compreensão do evangelho do Cristo. A essência se mantém, o que estamos fazendo é transformando essa linguagem para o momento atual”, afirmou.
Imagem: SecomEspetáculo vai contar com 350 atores.(Imagem:Secom)Espetáculo vai contar com 350 atores.

Elenco

O elenco da Paixão de Cristo conta com a participação de atores locais e nacionais. Dentre os destaques desta edição estão os atores Kadu Moliterno, Raphael Viana, Ana Cecília Costa e Miguel Rômulo.

Kadu participou do lançamento do projeto e contou que fica feliz em comemorar seus 50 anos de carreira em um espetáculo tradicional do estado. “Eu vou ficar muito emocionado em estar comemorando meus 50 anos de carreira em Floriano. Eu já fiz Pilatos, agora serei Herodes e é um espetáculo no qual traz uma religiosidade, uma fé muito grande. É a maior história da humanidade”, disse.
Imagem: Laura Moura /G1Ator Kadu Moliterno (Imagem:Laura Moura /G1)Ator Kadu Moliterno 

Turismo e economia

O evento, além de se tornar tradição no estado, também fomenta a economia e o turismo na região. Bid Lima, diretora administrativa e financeira da Secult, informou que o espetáculo gera emprego e renda tanto para as pessoas envolvidas no projeto como para ambulantes, donos de hotéis, comerciantes em Floriano.

“Os atores, a parte técnica, as pessoas que estão envolvidas nesse trabalho, automaticamente tem recursos para que esses serviços sejam feitos. E mesmo no dia do evento, podemos perceber a quantidade de ambulantes que vendem água, lanches, que ficam nas proximidades do evento. É muito importante para o Piauí, sem contar com a quantidade de turistas que conseguimos trazer para Floriano”, disse ao G1.

Promoção

A Paixão de Cristo em Floriano conta, há 18 anos, com a Rede Clube, responsável pela promoção do evento. Para Flávia Portela, diretora comercial e de marketing da emissora, o espetáculo necessita de visibilidade para que a cultura e o trabalho dos artistas do estado sejam vistos.

“Nós da Rede Clube temos muito orgulho em ser parceira desse grande espetáculo que é a Paixão de Cristo de Floriano. Já são 18 anos que apoiamos o espetáculo, então, essa parceira faz com que construímos e fortalecer a nossa cultura local e nossos artistas locais. Nós nos alegramos em dar essa visibilidade porque sabemos da necessidade que essa cultura precisa de um veículo de comunicação para poder dar essa visibilidade”,
comentou.
Imagem: Laura Moura /G1Flávia Portela, diretora comercial e de marketing da Rede Clube.(Imagem: Laura Moura /G1)Flávia Portela, diretora comercial e de marketing da Rede Clube.

Tópicos: floriano, evento, projeto