Espaço Cultural Christino Castro tem obras concluídas e recebe móveis

09/12/2016 08h58


Fonte Jc24Horas

Imagem: Temístocles Filho/jc24horasFábio Novo, Laurijane Morais e Silmara.(Imagem:Temístocles Filho/jc24horas)Fábio Novo, Laurijane Morais e Silmara.

O Espaço Cultural Christino Castro recebeu na tarde de quinta-feira (08), a visita do Secretário de Cultura Fábio Novo, que veio conferir os últimos detalhes da obra que já foi finalizada e providenciar os móveis para concluir definitivamente os trabalhos.

A reforma contemplou toda a troca do telhado, instalações elétrica e hidráulica, luminárias, banheiros novos, equipamentos como computadores, ar condicionados para salas de administração e informática, móveis para sala de leitura e cozinha. 

As obras contemplaram a restauração do palco, biblioteca, sala do artesanato e sala do museu. Além da aquisição de 100 cadeiras para as apresentações.

"A casa Christino Castro é a única casa que também é um museu de influência árabe existente no estado do Piauí, por isso o nosso interesse em fazer com que esse patrimônio não se perdesse", disse o Secretário de Cultura.

Fábio Novo lembrou que a Casa Christino Castro completou 100 anos e é um momento muito simbólico pra ser recuperada e devolvida à comunidade. Em relação às ações da secretaria paro ano que vem, o Secretário afirmou que o grande desafio é gastar com qualidade fazendo muito com pouco.

"Desde que nós assumimos nós tratamos de não inchar a folha, fazer redução de gastos e readequação, examinar onde pode ser cortado diminuir contas de água e luz",
explicou.

O Secretário citou que no Espaço Cultural Christino Castro foi colocada uma iluminação de led, representando 70% de economia nos gastos de energia, além de revisão nas instalações hidráulicas para evitar o desperdício de água.

"Foi com essa economia que fizemos a reforma no Espaço Cultural Maria Bonita, os investimentos que estamos iniciando na Cidade Cenográfica, onde faremos a reforma no cenário na parte externa que vai que vai ganhar sistema de som e luz. A muralha vai receber uma iluminação especial para que a noite seja um cartão postal não só de Floriano, mas do estado do Piauí", concluiu Fábio Novo.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: cultural, casa, reforma