Espaço Cultural Christino Castro será inaugurado nesta segunda

27/01/2017 14h00


Fonte Govero do Piauí

O casarão centenário que abriga o Espaço Cultural Christino Castro, em Floriano, ganhou reforma e será devolvido à população na próxima segunda-feira (30). O espaço, inaugurado em 2002, pertence à família do empresário Christino Castro, e reúne museu, biblioteca, anfiteatro e loja de artesanato. Cerca de R$ 300 mil foram investidos na reforma da casa, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Com a reforma, todo o teto da casa foi refeito, algumas salas ganharam novos forros, todo o piso também foi recuperado, além da parte hidráulica e elétrica. As portas e janelas do casarão também foram recuperadas e o local ganhou uma nova pintura, na parte externa e interna. Para dar suporte ao anfiteatro, foi construído um camarim. A sala ganhou ainda um novo sistema de iluminação.

O Espaço Cultural Christino Castro, além de preservar parte da história e arquitetura da cidade de Floriano, abriga o Museu Zezé Castro – que faz parte do Cadastro Nacional dos Museus, a Biblioteca Pública Estadual “Da Costa e Silva”, também cadastrada junto ao Sistema de Bibliotecas Públicas Estaduais e Nacionais, o Anfiteatro “Alda Castro”, uma sala de informática e uma loja de artesanato.

Imagem: Ascom SecultEspaço Cultural Christino Castro, em Floriano.(Imagem:Ascom Secult)

Em 2001, a casa foi aberta à população, após assinatura de um contrato de comodato entre o Governo do Estado e a família de Christino Castro. Desde então, o espaço vem desempenhando um importante papel cultural na cidade. A biblioteca, por exemplo, possui um acervo composto por mais de 3 mil livros e é a única biblioteca pública de Floriano.

O casarão foi construído em 1915, e ainda preserva suas características originais. O museu, cujo nome homenageia a esposa de Christino Castro, reúne móveis e utensílios que representam a história da família, assim como costumes e tradições de uma época. São peças do século XVIII, final do século XIX e também do século XX. O local já faz parte do roteiro histórico-cultural da cidade.

O anfiteatro homenageia Alda Castro, filha mais velha de Christino Castro, professora e amante da música. O espaço comporta um público de 100 pessoas, onde são realizados shows, apresentações de dança e de teatro, além de palestras, cursos e oficinas.

Floriano também possui o Espaço Cultural Maria Bonita, que foi todo reformado e entregue à população em 2015. A antiga usina de energia elétrica recebe grandes eventos. “Floriano é uma cidade conhecida pela sua efervescência cultural. Aos poucos, estamos conseguindo reformar os espaços e, assim, garantir uma melhor estrutura aos artistas e ao público. O casarão de Christino Castro faz parte desse cenário e ajuda a preservar a história da cidade e do estado. É gratificante poder devolver o espaço à população”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: floriano, cultural, reforma