Escolas Públicas de Floriano superam média do IDEB

22/07/2010 10h03


Fonte SECOM FLORIANO

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador que se baseia no desempenho do aluno em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. Tem como proposta melhorar a qualidade do ensino em todo o país. Floriano atingiu um aumento desse índice, superando a meta projetada pelo Ministério da Educação, que era de 4.2 para as séries iniciais e de 3.7 para as séries finais.

Nas séries iniciais (1ª à 4ª séries) Floriano atingiu a média de 4,4, a anterior foi de 3,7 e nas séries finais (5ª à 8ª séries) a média ficou em 3,9, o que reflete uma melhoria na qualidade do ensino aprendizagem dos alunos. A nota no Ideb de Floriano superou a média geral atingida pelo Piauí, que foi de 4,0 para as séries iniciais e 3,9 nas séries finais.

De acordo com o secretário de educação, Jardel Viana, as escolas que mais se destacaram nas séries iniciais foram a Escola Municipal José Francisco Dutra, Getúlio Vargas, Eleutério Resende e Antônio Nivaldo. Já nas séries finais as Escolas Municipais Padre Pedro Oliveira, Dona Aleluia, Antonio Nivaldo e Barjonas Lobão também alcançaram índices excelentes.

“É importante a gente frisar que o Ideb é um procedimento metodológico que visa à melhoria do ensino em nível nacional, estadual e municipal. Nós estamos com muita satisfação, recebendo esse resultado porque ele é fruto, sobretudo, do trabalho desenvolvido no sistema de ensino da escola, da secretaria, dos diretores e professores, dos estudantes,enfim e nós alcançamos resultados excelentes”, comentou o secretário Jardel Viana.

Desde que foi criado, o Ideb serve como base para consulta relacionada a qualidade do ensino escolar e de redes de ensino.