Equipe de Educação Ambiental promove oficina de produção de mudas nativas para reflorestamento

02/02/2024 11h25

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


No último dia do mês de janeiro, a equipe de Educação Ambiental, em colaboração com a Secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, participou de uma enriquecedora oficina voltada para a produção de mudas nativas. O evento, dividido em duas partes, contou com a participação ativa da diretora Gracianny, especialista na área ambiental, que conduziu de forma exemplar as atividades propostas.

A primeira parte da oficina foi dedicada à abordagem teórica, proporcionando um debate substancial sobre as diversas etapas envolvidas no processo de produção de mudas, com ênfase na caracterização das espécies nativas Chichá, Juá, Mirindiba e Ingá do Cerrado. Esse momento permitiu aos participantes adquirir um entendimento profundo das características e requisitos específicos dessas espécies, essenciais para o sucesso do processo de reflorestamento.
Imagem: Reprodução/InstagramEquipe de Educação Ambiental promove oficina de produção de mudas nativas para reflorestamento.(Imagem:Reprodução/Instagram)Equipe de Educação Ambiental promove oficina de produção de mudas nativas para reflorestamento.

Na sequência, a segunda parte da oficina envolveu a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, com o plantio de 80 saquinhos contendo substrato. A prática não apenas consolidou a compreensão teórica, mas também representou um passo concreto em direção ao objetivo de contribuir para o reflorestamento sustentável. A escolha dessas espécies nativas do Cerrado e da Caatinga reforça o compromisso da equipe com a preservação da biodiversidade local.

A diretora Gracianny, com sua expertise na área ambiental, guiou os participantes de forma didática e eficiente, assegurando que cada etapa do processo fosse compreendida e executada de maneira adequada.

Vale ressaltar que as mudas produzidas durante a oficina, após receberem os cuidados necessários por parte da equipe da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAN), serão destinadas ao replantio em áreas degradadas do município. Este projeto não apenas visa a recuperação ambiental, mas também demonstra o comprometimento da comunidade local com a promoção da sustentabilidade e a preservação dos ecossistemas nativos.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ambiental, processo, oficina