Enfermeiros municipais participam de Capacitação sobre Hanseníase

23/02/2021 14h32


Fonte Secom

Imagem: SecomEnfermeiros municipais participam de Capacitação sobre Hanseníase.(Imagem:Secom)

Na tarde desta segunda-feira (22) foi ministrado na Unidade Básica de Saúde Alfredo de Carvalho, localizada no bairro Campo Velho o Curso de Capacitação de Profissionais de Saúde com foco na Hanseníase “Treinamento prático em Avaliação neurológica simplificada (ANS)”. O momento foi organizado pela Coordenação de Combate à Hanseníase e Tuberculose de Floriano.

Segundo a Coordenadora de TB e Hanseníase de Floriano, Milena Portela, o encontro dá boas-vindas aos novos enfermeiros do município que se integram ao sistema de saúde municipal e até o fim da semana toda a rede de enfermagem que atua nas Unidades Básicas de Saúde de Floriano serão capacitadas.

Quatro enfermeiras representando as Unidades de Saúde dos Morrinhos, Alfredo de Carvalho, Pedro Simplício e Paulo Kalume participaram da capacitação que foi ministrada por Élida Ferreira, enfermeira pós graduando em Urgência, Emergência e UTI e Enfermeira- Apoiadora Estadual no Enfreamento da Hanseníase no Estado do Piauí pelo Ministério da Saúde.

Na capacitação foram discutidos temas práticos e teóricos desde o atendimento a pacientes que já tiveram hanseníase e/ou que estão em tratamento contra a doença.

O que é hanseníase?
A hanseníase é uma condição que durante muitos anos foi conhecida como lepra, sendo que seu diagnóstico fazia com que os pacientes fossem vítimas de preconceito, já que ela é crônica e transmissível para outros indivíduos.
A hanseníase é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae e atinge, de forma majoritária, a pele e alguns nervos periféricos, fazendo com que o paciente perca, por exemplo, a força muscular e a sensibilidade tátil e à dor.

Quais são os sintomas de hanseníase?

Entre os principais sintomas da hanseníase, podemos destacar:
– Surgimento de manchas de cores variadas nas diferentes partes do corpo, que geralmente estão associadas a uma perda de sensibilidade ao toque e à dor, além de terem uma temperatura diferente do resto da pele;
– Sumiço de pelos em certas partes do corpo;
– Suor que para de acontecer nas regiões onde é comum;
– Dormência em partes do corpo;
– Caroços que surgem nas mãos e orelhas;
– Formigamento nas mãos, pés, braços e pernas;
– Dor nas juntas;

Ao notar qualquer um desses sintomas, procure um médico.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, corpo, hansen?ase