Encerrado os festejos em homenagem à Santa Luzia no bairro Rede Nova

14/12/2022 15h16

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsEncerrado os festejos em homenagem à Santa Luzia no bairro Rede Nova(Imagem:FlorianoNews)Encerrado os festejos em homenagem à Santa Luzia no bairro Rede Nova

Nesta terça-feira (13), aconteceu o encerramento dos festejos em homenagem à Santa Luzia, no bairro Rede Nova, pertencente à Paróquia São Raimundo Nonato, em Floriano. 

As comemorações em honra a Santa, que é padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão, tiveram início no último dia 04. Desde então, os devotos marcaram presença no novenário, onde houve celebrações eucarísticas, a tradicional procissão que percorreu algumas ruas do bairro e a Santa Missa.

Imagem: FlorianoNewsEncerrado os festejos em homenagem à Santa Luzia no bairro Rede Nova(Imagem:FlorianoNews)Encerrado os festejos em homenagem à Santa Luzia no bairro Rede Nova

História de Santa Luzia

Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarEncerrado os festejos em homenagem à Santa Luzia no bairro Rede Nova(Imagem:FlorianoNews)Encerrado os festejos em homenagem à Santa Luzia no bairro Rede Nova

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

Conta-se que Luzia, pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimento por que passaria, como Santa Ágeda.

Vendeu tudo, doou aos pobres os resultados da venda de seus bens materiais, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa por estes atos. Este jovem a partir de então passa a realizar inúmeras acusações indevidas à Luzia afim de expressar seu desejos mais íntimos e escusos de dinheiro, bens materiais e casamento. Luzia nunca se rendeu a estes comentários e pressões. Teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a sua decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade”.

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a Santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo.


Tópicos: jovem, vida, luzia