Emater de Floriano esclarece dúvidas sobre o Compra Direta

23/09/2010 18h42

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Cida SantanaClique para ampliarParticipantes do encontro(Imagem:Cida Santana)Participantes do encontro
O Projeto Compra Direta local da agricultura familiar é uma modalidade do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos do governo federal, onde o estado compra a produção dos agricultores a preço de mercado, garantindo renda a diversas familias nas localidades rurais.

Os produtos adquiridos são distribuidos a entidades de assistência social, levando a pessoas carentes o direito de uma boa alimentação. Essa distribuição acontece geralmente na região onde os alimentos são produzidos.

Na região de Floriano, o Compra Direta já existe, dez municípios fazem parte da região - Bertolínia, Floriano, Canavieira, Guadalupe, Landri-Sales, Jerumenha, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe.

Técnicos do Emater, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretários Municipais de Desenvolvimento Rural, Assistentes Sociais e Coordenadores de Programas Sociais são responsáveis pela fiscalização e bom funcionamento do programa nos municípios. Essas pessoas fazem parte do Comitê Municipal de Gestão do Programa.

O comitê é uma espécie de órgão gestor do programa compra direta responsável pelo levantamento dos dados dos municipios da região e mapeamento dos agricultores e familias a serem beneficiadas.

Na tarde dessa quinta-feira, 23, representantes dos 10 municipios da regional de Floriano receberam uma capacitação sobre o Compra Direta. No encontro os técnicos da SDR - Superintedência de Desenvolvimento Rural do Piauí fez uma demonstração de como o programa funciona no estado e o que esta sendo feito para melhorar o programa nas regiões piauienses.

Os participantes ficaram conhecendo também as exigência do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, para que o programa seja bem executado. E o comitê regional é uma delas. Segundo a coordenadora estadual do programa compra direta, Clarecinda de Araújo Moura, o encontro realizado em Floriano foi para esclarecer dúvidas e inteirar os municípios sobre os requisitos necessários para que as famílias e entidades possam ser beneficiadas.

O Projeto Compra Direta Local da Agricultura Familiar não beneficia apenas as famílias de trabalhadores rurais. Todos os alimentos adquiridos de origem vegetal e animal são distribuidos entre diversas entidades de assistência social, que prestam apoio a pessoas carentes.