Em Floriano, caminhada marca Dia Nacional do Surdo

26/09/2019 14h43


Fonte Secom

Imagem: SecomEm Floriano, caminhada marca Dia Nacional do Surdo(Imagem:Secom)

A caminhada em alusão ao Dia Nacional do Surdo, data que é vivenciada nesta quinta-feira, 26 de setembro, percorreu diversas ruas da cidade e seguiu até Câmara Municipal de Vereadores, onde foram promovidas atividades de teatro e música. A mobilização contou com a participação da comunidade surda de Floriano, incluindo os alunos que são atendidos pela Rede Municipal de Educação, através da exposição de faixas e cartazes temáticos durante o percurso.

A iniciativa lembrou o movimento Setembro Azul, que reflete sobre o histórico de lutas e conquistas da população surda. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação Especial; com a Pastoral do Surdo, da Igreja Católica, buscou reafirmar a importância do ensino Língua Brasileira de Sinais - Libras, tendo em vista que o mês de setembro é especialmente voltado para a garantia da inclusão de pessoas surdas na sociedade, representando a luta por uma comunicação mais acessível.
Imagem: SecomEm Floriano, caminhada marca Dia Nacional do Surdo(Imagem:Secom)

De acordo com a coordenadora da Educação Especial, Eliene Pereira, este é um dia marcante e de grande representatividade pela garantia de seus direitos. “Essa caminhada, que acontece hoje em todo país, tem como foco a sensibilização da comunidade e a busca por seus direitos, entre eles o de ter um interprete de libras em todos os locais, pelo direito de serem bem assistidos pelas escolas, entre tantos outros que melhorem a sua inclusão na sociedade”, disse.

Atualmente, estão matriculados na educação municipal um total de 20 alunos, entre histórico de surdez e deficiência auditiva, no entanto, o município possui uma relação que ultrapassa a sala de aula com 42 surdos em Floriano. O secretário de Educação, Joab Curvina, afirmou que o município é dotado de uma rede de assistência voltada aos alunos que apresentam surdez e deficiência auditiva.

“Eles são atendidos nas salas de recursos multifuncionais, no contraturno, que são espaços preparados com mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade, além de equipamentos específicos, sempre com a presença de interpretes em cada sala, além de serem acompanhados pela Pastoral do Surdo e incluídos em várias atividades na sociedade”, encerrou.
Imagem: SecomEm Floriano, caminhada marca Dia Nacional do Surdo.(Imagem:Secom)

Sobre a data
O Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, e é importante para que a população possa refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e se elas estão tendo seus direitos respeitados.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook