Em dois meses bombeiros registram 143 chamados de queimadas

01/09/2010 20h47

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Cida SantanaClique para ampliarQueimadas(Imagem:Cida Santana)Queimadas
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – o INPE mostrou que o Piauí está entre os dez estados do país com maior número de focos de incêndio. A pesquisa tomou como base o mês de agosto.

Imagens feitas por satélite detectaram 821 pontos de queimadas no estado. Em todo o Brasil, o número foi de 26 mil 174 focos. Desde o inicio do ano, o INPE registrou 45 mil 525 focos de incêndio.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, as queimadas irregulares são as principais responsáveis pela maior parte das ocorrências. A fumaça que vem das queimadas contribui para as altas temperaturas, os ventos secos e cheios de resíduos de queimadas e a baixa umidade do ar, fatores que prejudicam a saúde e o meio ambiente.

As queimadas são responsáveis por mais de 75% da emissão de gás carbônico no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado faz parte da publicação Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010, divulgada nesta quarta-feira (1º). Ainda segundo o IBGE, o Brasil está entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa para a atmosfera. Especialistas consideram a elevação dos teores de gás carbônico na atmosfera como a grande responsável pela intensificação do efeito estufa.

Imagem: redaçãoClique para ampliarfumaça(Imagem:redação)fumaça
Se colocarmos em números a quantidade de focos de queimadas e incêndios registrados em Floriano, veremos como este ano o número cresceu. De acordo com dados da Corporação de Bombeiros em Julho foram 65 chamadas e Agosto 78 atendimentos. Isso sem contar os pequenos focos que os bombeiros não ficam sabendo ou a própria população consegue apagar.

A temperatura em Floriano esta variando de 37 a 38 graus, mas a sensação térmica chega a 40 graus. Tudo por causa do ar abafado e quente. As queimadas contribuem consideravelmente para este aumento de temperatura, pois segundo os especialistas ambientais a fumaça que vem das queimadas dura aproximadamente 10 dias para se desfazer no ar.

As orientações repassadas pelos bombeiros é que se evite realizar queimadas nos horários mais quentes do dia, que se for preciso queimar, a pessoa deve pedir orientações dos bombeiros e realizar a queimada no fim do dia ou durante a noite, mas sempre seguindo as orientações de segurança.
Imagem: Cida SantanaClique para ampliarFumaça na estrada(Imagem:Cida Santana)Fumaça na estrada

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: