Em dez meses, Floriano tem um salto de 61,2% nos indicadores do Previne Brasil

04/02/2023 10h54


Fonte SECOM

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarEm dez meses, Floriano tem um salto de 61,2% nos indicadores do Previne Brasil(Imagem:Divulgação)Em dez meses, Floriano tem um salto de 61,2% nos indicadores do Previne Brasil

Segundo dados consolidados do Ministério da Saúde, as equipes da Atenção Primária do município de Floriano obtiveram um significativo avanço nos indicadores do Previne Brasil, novo programa de financiamento da saúde. A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, comemorou o desempenho das equipes e garantiu que o esforço para alcançar índices maiores será redobrado em 2023.

No último quadrimestre de 2020, Floriano estava com a nota 3,8. Em 2021, abriu o primeiro quadrimestre com nota 4,08 e teve pouca evolução em um ano, finalizando o último quadrimestre com 5,64. Em 2022, o primeiro quadrimestre apontava que as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESH) tinham nota 5, mas em nove meses a gestão do prefeito Antônio Reis revolucionou a metodologia aplicada no incentivo das equipes e fechou o último quadrimestre do ano com nota 8,06.

“Estamos felizes com esse resultado, mas nossa meta é chegar a 10. Sempre digo que um município como Floriano não pode estar entre os últimos, mas sim entre os primeiros. Temos equipes competentes e condições necessárias para estar entre os melhores. Isso vai refletir diretamente na qualidade do serviço que ofertados ao florianense. Todo mundo ganha”, disse Caroline Reis.

O que é o Previne Brasi?

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como a ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Indicadores Previne Brasil para o ano de 2022:

1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas de pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação;
2 - Proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV;
3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano