Em 24h, política de Floriano tem reviravolta inimaginável

17/09/2020 09h46


Fonte Oxen?!

Imagem: DivulgaçãoAvelino Neiva, Mauricio Bezerra, Bilú e Joel Rodrigues.(Imagem:Divulgação)Avelino Neiva, Mauricio Bezerra, Bilú e Joel Rodrigues.

Nem o mais experiente roteirista de Hollywood poderia prever o que aconteceria na política florianense nas últimas 24 horas. Bem, apesar de alguns analistas afirmarem que os últimos acontecimentos poderiam ser facilmente previstos, havia uma certa estabilidade nos grupos políticos da cidade que marchavam para as eleições municipais. Se você ainda não entendeu o que está acontecendo, continue lendo o texto que vai explicar todo esse reboliço que afundou candidaturas, fortificou outras e fez o jogo de xadrez da política virar ao avesso.

Avelino Neiva

Logo nas primeiras horas da manhãs de terça-feira, 15, sugiram boatos que o ex-pré-candidato à prefeitura de Floriano, o sexagenário Avelino Neiva teria desistido do pleito. Essa informação correu os grupos de Whatsapp da cidade como um rastro de pólvora. A notícia de que o pré-candidato que foi ungido por Almir Reis teria desistido da corrida municipal deixou muitas lideranças e correligionários a ver desolados. Em nota enviada por sua assessoria, Neiva alegou que “a vaidade e outros interesses mantiveram a oposição dividida inviabilizando qualquer possibilidade de disputa com chance de êxito nas eleições que se avizinham” e diz ainda que “política não pode ser um jogo dominado por sentimentos e paixões negativas como a vaidade". Ao fim da nota, ele confirma que retira sua pré-candidatura “em respeito ao povo florianense”.

Nos bastidores, o que se sabe é que a pré-candidatura de Avelino Neiva nunca deslanchou e que pesquisas internas apontam que toda a oposição junta, dificilmente derrotaria o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Joel Rodrigues. Neiva, uma verdadeira raposa política, não ia perder tempo – nem dinheiro – dando “chute em cachorro morto”, no caso, na sua própria candidatura.

Maurício Bezerra

Até pouco tempo aliado de primeira hora do atual prefeito, Maurício Bezerra que é presidente da Câmara Municipal de Floriano, manteve até as últimas horas a sua pré-candidatura. Muita gente duvidou desse momento, mas ele manteve sua palavra e sempre se colocou como líder de um grupo que juntou forças de oposição e nomes já conhecidos dos florianenses como os ex-prefeitos José Leão e Manoel Simplício, oferecendo ao segundo inclusive a vaga de vice na sua chapa. Didi da Lotérica e Nelson Junior também estavam rente com Bezerra e após meses de pré-campanha e consistência aparente do grupo oposicionista, chegara o momento de verificar se todo o trabalho de marketing fora suficiente para tornar a pré-candidatura de Maurício viável. Aí, vieram as pesquisas internas e assim como a música interpretada pela saudosa Núbia Lafayette, o resultado foi um só: fracasso, fracasso, fracasso.

De terça pra cá, os caciques políticos da oposição se reuniram e deram o ultimato a Maurício: ou se torna candidato a vice-prefeito de Bilú ou a presidência do partido (Republicanos) será tomada. Interlocutores afirmam que Maurício nem chegou a ouvir a proposta em sua totalidade. Saiu furioso e arrasado. Nelson Junior afirmou em entrevista ao radialista Carlos Iran que com isso, o grupo que acompanhava Mauricio decidiu migrar seu apoio total e irrestrito ao pré-candidato Bilú.

Sendo assim, Maurício Bezerra está em um verdadeiro dilema, talvez o mais cruel de toda sua trajetória política: Aceitar ser candidato a vice-prefeito ou desistir de todo seu plano traçado até aqui.

O vereador disse que se a decisão do Republicanos em lhe destituir do cargo de presidente municipal do partido se concretizar, vai buscar na justiça seu direito de concorrer ao pleito.

Bilú

Quem não dava muita importância para a pré-candidatura do vereador Bilú, deveria pensar duas vezes, pois ele acaba de se tornar o nome mais forte da oposição de Floriano. Isso, em apenas 24 horas. Antes sozinho na caminhada com seu partido, o MDB, agora o açougueiro tem apoio dos caciques políticos oposicionistas à reeleição de Joel: José Leão, Didi da Lotérica, Manoel Simplício e Nelson Junior.

Mas diferente do que alguns tentam “plantar”, o único apoio do qual o vereador de primeiro mandato pode alardear é do senador Marcelo Castro que não deve fazer muita questão de mover seus “palitos” pela eleição do correligionário, afinal, Marcelo é aliado de primeira hora do atual prefeito.

O governador Wellington Dias, do PT, não vai se envolver nessa briga, pois seu partido tem grandes possibilidades de conseguir uma vaga no parlamento municipal através da articulação política do próprio Joel.

Joel Rodrigues

O “núcleo duro” do atual gestor já se reuniu para avaliar o impacto dos últimos acontecimentos no cenário político de Floriano. Na avaliação de alguns interlocutores, é preciso ter cautela nesse momento e aguardar até as últimas horas para homologação das candidaturas. Mas a desarticulação das oposições é uma prova de que as candidaturas colocadas até agora como tal, não caíram no gosto do florianense. Na chamada “rádio calçada”, a candidatura de Avelino Neiva só tinha o objetivo de fortalecer o nome do filho que é deputado estadual, a de Maurício Bezerra tinha vinculação da imagem do vereador com o atual governo visto que ele só entregou os cargos que detinha no início do ano e o vereador Bilú é visto como voto de protesto verdadeiro.