Educação de Floriano: município é destaque na "Avaliação de Fluência em Leitura"

18/01/2024 12h41


Fonte Secom

Imagem: SecomEducação de Floriano: município é destaque na Educação de Floriano: município é destaque na "Avaliação de Fluência em Leitura"

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, durante o ano letivo de 2023, realizou o Programa de Fluência Leitora com todos os alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O projeto serviu para analisar o nível de alfabetização das crianças, que é uma das ações integradas para o fortalecimento do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). O objetivo principal do programa é aprimorar as habilidades de leitura, priorizando a compreensão, precisão e velocidade.

Os dados demonstrados na terceira e última etapa do projeto, na Avaliação de Fluência Somativa realizada em novembro de 2023, revelam o sucesso do Programa de Fluência Leitora no município. Floriano se destacou, novamente, com uma taxa recorde de participação de 99% dos alunos, superando não apenas a média estadual, mas também a regional, indicando um desempenho excepcional. Esse destaque ressalta o comprometimento dos alunos e educadores em alcançar níveis mais elevados de proficiência na leitura.

O sucesso do programa é evidenciado pelo impacto positivo das estratégias implementadas em todas as etapas do projeto, demonstrando uma notável redução de 38,2% no número de pré-leitores, um aumento de 15,1% no número de leitores fluentes e um aumento de 74,2% no índice de fluência leitora, indicando um avanço significativo em comparação com a primeira avaliação realizada no início do ano letivo de 2023. O município destaca-se na promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento precoce das habilidades leitoras.

De acordo com o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, é animador observar que os alunos do ciclo de alfabetização estão demonstrando progresso crescente na avaliação leitora. Esse desenvolvimento indica que as estratégias educacionais implementadas estão efetivamente contribuindo para o aprimoramento das habilidades de leitura dos estudantes da rede municipal de ensino de Floriano.

Para o secretário, o sucesso do programa reflete um compromisso positivo da gestão municipal, em parceira com o Governo do Estado do Piauí, em um regime de colaboração. “Essa parceria demonstra o comprometimento compartilhado em promover melhorias significativas para fortalecer o sistema educacional, proporcionando oportunidades enriquecedoras pra todos os estudantes da nossa rede”, concluiu.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: floriano, programa, alunos