Dra. Julianna Lopes Bucar fala sobre retinopatia diabética

04/02/2013 10h00


Fonte Hospital de Olhos Bucar

Dra. Julianna Maria Lopes Bucar, Médica Oftalmologista Especialista em Retina e Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia explica o que é retinopatia diabética.

Imagem: Hospital de Olhos BucarDra. Julianna Lopes Bucar.(Imagem:Hospital de Olhos Bucar)Dr. Walter Bucar Barjud ao lado da Dra. Julianna Lopes Bucar.

O diabetes caracteriza-se por uma quantidade deficiente do hormônio insulina, que impede o corpo humano de fazer uso adequado de alimentos, especialmente de açúcares. É uma doença complexa e progressiva que atinge os vasos sanguíneos de diversos órgãos do corpo, entre eles o olho, causando a Retinopatia Diabética.

A doença pode afetar a visão de diversas formas, desde visão borrada até cegueira. Os diabéticos apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as que não portam a doença.

O controle cuidadoso do diabetes com uma dieta adequada, o uso de pílulas hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação desses tratamentos são a principal forma de evitar a Retinopatia Diabética.

É extremamente importante que o paciente diabético realize consulta e exames periódicos com o oftalmologista especialista em retina. E, uma vez instalada a Retinopatia Diabética, a fotocoagulação da retina por raio laser é o procedimento padrão-ouro para evitar a sua progressão.

O ideal é que esse tratamento seja administrado no início da doença, possibilitando melhores resultados visuais.