Dr. Walter Bucar Barjud esclarece dúvidas sobre a Catarata

01/02/2013 08h55


Fonte Hospital de Olhos Bucar

Dr. Walter Bucar Barjud, Médico Oftalmologista Especialista em Catarata e Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia fala sobre a principal causa de cegueira no mundo.

Imagem: Hospital de Olhos BucarDr. Walter Bucar Barjud.(Imagem:Hospital de Olhos Bucar)Dr. Walter Bucar Barjud.

A catarata é a principal causa de cegueira reversível e afeta pessoas de todas as idades, principalmente após os 50 anos. Torna a visão embaçada e as cores sem brilho. É como se existisse uma nuvem entre os olhos e a imagem, prejudicando a qualidade visual. O diagnóstico é feito pelo oftalmologista através de exames e a única maneira de solucionar o problema é através de cirurgia. Antigamente, costumava-se esperar a catarata “amadurecer” para operar. Hoje, a moderna cirurgia permite que o paciente seja operado logo que a catarata apareça, diminuindo os riscos e aumentado as chances de sucesso.

O oftalmologista especialista em catarata opera por um corte menor que 3 mm, sem necessitar de pontos. A cirurgia leva em média 15 minutos e o paciente pode voltar para casa poucas horas depois. O ideal é que a cirurgia seja realizada em centro cirúrgico especializado em oftalmologia e com acompanhamento de anestesista. É fundamental que o cirurgião coloque lentes de confiança, já que a mesma ficará dentro do olho por toda a vida e a nitidez da visão também dependerá da qualidade da lente. Atualmente, podem ser utilizadas lentes nacionais ou importadas.

A cirurgia é muito delicada e os cuidados pós-operatórios também são importantes: Utilizar os colírios como recomendado na receita; piscar normalmente; tossir com a boca aberta; não assoar o nariz com força; evitar piscina e praia por 30 dias; evitar aglomerações nos três primeiros dias; evitar peso excessivo; evitar poeira, pó e fumaça nos 10 primeiros dias; não levar mãos ou lenços sujos aos olhos. Pode-se assistir televisão normalmente; tomar banho normal, com sabonete habitual.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook