Dr. Francisco Costa celebra sete anos de implantação do serviço de neurocirurgia em Floriano

20/02/2024 13h29

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramClique para ampliarDr. Francisco Costa celebra sete anos de implantação do serviço de neurocirurgia em Floriano.(Imagem:Reprodução/Instagram)Dr. Francisco Costa celebra sete anos de implantação do serviço de neurocirurgia em Floriano.

Há sete anos, a cidade de Floriano, celebrou uma significativa revolução na área da saúde com a implantação do serviço de neurocirurgia no Hospital Regional Tibério Nunes. O êxito desse marco não foi fruto do acaso, mas sim do dedicado trabalho do deputado federal Dr. Francisco Costa, que assumiu a liderança desse projeto em 2017, enquanto desempenhava o papel de secretário de saúde.

Antes da implantação desse serviço, Teresina era a única referência em neurocirurgia no estado do Piauí. O esforço incansável do Dr. Francisco Costa resultou não apenas na criação do serviço em Floriano, mas também na busca contínua por recursos para manter e modernizar o atendimento ao longo dos anos, mesmo após deixar a secretaria de saúde e assumir seu cargo como deputado federal.

A presença do serviço de neurocirurgia em Floriano fez toda a diferença para a população local. A assistência imediata proporcionada possibilitou diagnósticos e tratamentos mais rápidos, desempenhando um papel crucial na redução da mortalidade e das sequelas em pacientes. Além disso, a maioria dos casos tratados em Floriano eliminou a necessidade de transferência de pacientes para a capital Teresina, resultando em significativa economia nos custos da saúde pública.

Hoje, Floriano tornou-se referência para o sul do estado, e os resultados positivos levaram o governo estadual a replicar o serviço em Picos e Parnaíba. Os números impressionantes refletem o sucesso do serviço ao longo desses sete anos: mais de 16.000 pacientes foram atendidos na urgência, 3.499 foram internados em enfermarias e UTIs de adultos e crianças, 1.380 cirurgias neurológicas de urgência foram realizadas, e mais de 7.000 pacientes foram atendidos no ambulatório. Ao todo, mais de 23 mil piauienses foram beneficiados, recebendo tratamento especializado em neurocirurgia sem a necessidade de deslocamento até a capital.

O legado do serviço de neurocirurgia em Floriano, moldado pelo trabalho incansável do Dr. Francisco Costa, é um exemplo inspirador de como a dedicação à saúde pública pode transformar vidas e comunidades. A cidade não apenas superou desafios, mas tornou-se um farol de esperança para toda a região, proporcionando cuidados excepcionais e salvando vidas em momentos críticos. O sucesso desse projeto continua a ser um testemunho vivo de como a visão, liderança e comprometimento podem gerar mudanças significativas na saúde de uma comunidade.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano