Dom Edivalter é eleito novo bispo de Parnaiba e deixará Floriano

08/11/2023 12h32


Fonte Assessoria de Comunicação

O bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade, reuniu, nesta manhã de quarta-feira, 8, na sala do clero da Casa São João XXIII, o Conselho Presbiteral, Pascom e imprensa, para ler o documento que anuncia a sua eleição como novo bispo da Diocese de Parnaíba, que estava vacante desde a transferência de Dom Juarez de Souza da Silva para a arquidiocese de Teresina, em janeiro deste ano.

A nomeação pelo Papa Francisco foi feita pela Nunciatura Apostólica no Brasil às 8h da manhã em ponto, meio-dia em Roma, através do núncio apostólico, Giambattista Diquattro.

A CNBB emitiu uma saudação a Dom Edivalter: “Desejamos que agarre mais essa oportunidade para promulgar o anúncio do Evangelho da paz. E para isso, assim como exortou o Papa Francisco em uma de suas Audiências Gerais, pedimos para que seja um evangelizador que “se move, sem temor, que vai em frente, para levar a beleza de Jesus, para levar a novidade de Jesus que muda tudo”, diz a nota.
Imagem: Divulgação Dom Edivalter é eleito novo bispo de Parnaiba e deixará Floriano.(Imagem: Divulgação) Dom Edivalter é eleito novo bispo de Parnaiba e deixará Floriano.

Dom Edivalter é natural de Barra de São Francisco, Espírito Santo, tem 61 anos, foi ordenado padre em 8 de outubro de 1989 e nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Floriano, em 29 de março de 2017, tomando posse em Floriano em 24 de junho do mesmo ano, ocupando o posto de terceiro bispo da diocese.

Durante o anúncio de sua transferência, Dom Edivalter leu carta ao Povo de Deus da Diocese de Floriano. Ele falou sobre o calor humano que recebeu em Floriano, do seu esforço para corresponder às expectativas do povo de Deus e agradeceu a todos, lembrando que não haverá tempo bastante para se despedir de cada um dos membros das comunidades, pastorais, movimentos e paróquias.

“Desde a minha chegada, em todas as visitas, nas festas de padroeiros e nas celebrações do Sacramento da Crisma, bem como nas Visitas Pastorais que consegui realizar em boa parte das paróquias, foram muitas as manifestações de carinho, afeto, respeito e proximidade. Tenho muito a agradecer por tantos gestos de solidariedade e apoio recebido, tanto espiritual quanto material”, disse.

A partir de agora, dom Edivalter Andrade passa a ser administrador diocesano de Floriano até que tome posse na diocese de Parnaíba, ainda sem data marcada. A partir de sua posse, o Conselho Presbiteral de Floriano se reunirá para eleger um administrador diocesano até a nomeação de um novo bispo pelo Papa Francisco.

Tópicos: floriano, diocese, bispo