Diretor técnico da Agespisa explica sobre a interrupção do fornecimento de água na véspera de Natal

29/12/2022 09h21

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: DivulgaçãoAgespisa conclui correção de vazamento e fornecimento de água é retomado em Floriano.(Imagem:Divulgação)Agespisa conclui correção de vazamento e fornecimento de água é retomado em Floriano.

O diretor técnico da Agespisa de Floriano, Neto Saraiva, concedeu entrevista à reportagem do portal Florianonews, nessa quarta-feira (28), e explicou sobre a suspensão do fornecimento de água no último sábado, 24 de dezembro, que causou transtornos aos usuários florianenses. O vazamento aconteceu no cruzamento da Rua 7 de Setembro com a Avenida Senador Dirceu Arcoverde.

Segundo Neto, a interrupção se deu devido a correção de vazamento em adutora de 500 mm, que acabou provocando a falta de água no município

“O cano rompeu por completo e houve a necessidade de fazer uma parada geral no sistema para que nós fizéssemos a manutenção no local. Ele tem um diâmetro de 500 milímetros. Houve um desgasto externo que foi tornando a parede do tubo mais fino e com a pressão da água essa parte danificada rompeu, chegou abrir um buraco de aproximadamente 30 centímetros de diâmetro. É um cano grosso que tem a vida útil com prazo determinado e já tem 44 anos que foi colocado, já está chegando o tempo de fazer a substituição, nós fizemos o levantamento, já tem o projeto e está a nível da diretoria da nossa empresa para fazer uma construção e implantação de uma nova adutora”, disse.
Imagem: FlorianoNewsNeto Saraiva, diretor técnico da Agespisa de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Neto Saraiva, diretor técnico da Agespisa de Floriano.

Sobre a correção do problema, Neto afirma que foram aproximadamente 24 horas para a conclusão do serviço.

“Foram aproximadamente 24 horas de trabalhos ininterruptos, porque nós iniciamos os trabalhos antes mesmo que a rede rompesse. Quando nós identificamos o vazamento já começamos a nos mobilizar para estar atento a uma possível situação como aconteceu, que se agravou. Então desde às 18h do dia 23 nós já estávamos com as equipes monitorando aquela situação”, afirmou.

Com relação à normalização do abastecimento de água, o diretor técnico da Agespisa ressaltou que é essa uma questão muito relativa porque há situações que são diferentes de outras.

“No caso do dia 24, que é um dia de festa, todo mundo tá comemorando, fazendo a confraternização natalina, tem um consumo muito alto e é diferente de quando é um dia normal que você pode controlar o consumo. Então nesse dia de Natal demorou mais pra recuperar, mas acredito que já tenha água em todas as residências em tempo integral”,
frisou.

De acordo com Neto Saraiva, após os trabalhos de correção de vazamento em adutora houve um período de observação, que normalmente no início pode haver algum vazamento pequeno, mas com alguns reajustes é corrigido.

“Foi inspecionado após a conclusão, no dia seguinte fizemos o reaperto de todos os parafusos e ficou perfeito o local e com garantia de funcionar por muito tempo. A compactação do buraco foi feita e como temos uma parceria com a prefeitura a mesma já foi comunicada que o local está pronto para fazer a recuperação com calçamento, mas como o material ainda tá mole não é recomendado fazer em seguida, tem que esperar uns dias para que seque e não haja rebaixamento como acontece em muitos casos quando é feito de imediato após a correção do vazamento”, concluiu Neto Saraiva.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: floriano, agespisa, ?gua