Diretor da ADAPI-Floriano esclarece sobre a prorrogação da vacinação contra febre aftosa

02/06/2023 16h40

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsCleyton Cunha, cordenador geral da ADAPI Regional de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Cleyton Cunha, cordenador geral da ADAPI Regional de Floriano.

A Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), anunciou a prorrogação da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no estado. Agora, os criadores terão até o dia 30 de junho para realizar a vacinação do rebanho e até o dia 15 de julho para fazer a certificação no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).

O diretor da Adapi, unidade de Floriano, Cleyton Cunha, esclareceu os principais motivos para a prorrogação da campanha. Ele ressaltou a importância de evitar prejuízos à cobertura vacinal e também destacou a atual emergência sanitária para a gripe aviária, com 13 casos positivos registrados no Brasil. Os esforços dos ministérios da Agricultura, Saúde e Meio Ambiente estão concentrados no combate a essa doença.

"Além de evitar prejuízos à cobertura vacinal, o Brasil está em emergência sanitária para a gripe aviária, já são 13 casos positivos, então, todos os esforços do ministério da agricultura, ministério da saúde e ministério do meio ambiente estão se concentrando nisso. a etapa de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até o dia 30 de junho, para comprar a vacina, vacinar e até 15 de julho certificar. Essa é a última oportunidade para quem ainda não vacinou seu rebanho. Nessa etapa é todo o rebanho, do bezerro mamando até o mais velho vacinam-se todos", afirmou o diretor.

Com a prorrogação da etapa de vacinação contra a febre aftosa, os criadores terão uma última oportunidade para imunizar seus rebanhos. O prazo estendido até o dia 30 de junho permitirá que os produtores adquiram a vacina, apliquem nos animais e, posteriormente, realizem a certificação até o dia 15 de julho.

É importante ressaltar que essa etapa abrange todo o rebanho, desde os bezerros em fase de amamentação até os animais mais velhos. A vacinação é fundamental para garantir a sanidade animal, prevenir a disseminação da doença e assegurar a qualidade da produção agropecuária do estado.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano