Diretor da ADAPI-Floriano esclarece sobre a prorrogação da vacinação contra febre aftosa
02/06/2023 16h40
Imagem: FlorianoNews Cleyton Cunha, cordenador geral da ADAPI Regional de Floriano.
Cleyton Cunha, cordenador geral da ADAPI Regional de Floriano.
 Cleyton Cunha, cordenador geral da ADAPI Regional de Floriano.
Cleyton Cunha, cordenador geral da ADAPI Regional de Floriano.A Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), anunciou a prorrogação da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no estado. Agora, os criadores terão até o dia 30 de junho para realizar a vacinação do rebanho e até o dia 15 de julho para fazer a certificação no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).
O diretor da Adapi, unidade de Floriano, Cleyton Cunha, esclareceu os principais motivos para a prorrogação da campanha. Ele ressaltou a importância de evitar prejuízos à cobertura vacinal e também destacou a atual emergência sanitária para a gripe aviária, com 13 casos positivos registrados no Brasil. Os esforços dos ministérios da Agricultura, Saúde e Meio Ambiente estão concentrados no combate a essa doença.
"Além de evitar prejuízos à cobertura vacinal, o Brasil está em emergência sanitária para a gripe aviária, já são 13 casos positivos, então, todos os esforços do ministério da agricultura, ministério da saúde e ministério do meio ambiente estão se concentrando nisso. a etapa de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até o dia 30 de junho, para comprar a vacina, vacinar e até 15 de julho certificar. Essa é a última oportunidade para quem ainda não vacinou seu rebanho. Nessa etapa é todo o rebanho, do bezerro mamando até o mais velho vacinam-se todos", afirmou o diretor.
Com a prorrogação da etapa de vacinação contra a febre aftosa, os criadores terão uma última oportunidade para imunizar seus rebanhos. O prazo estendido até o dia 30 de junho permitirá que os produtores adquiram a vacina, apliquem nos animais e, posteriormente, realizem a certificação até o dia 15 de julho.
É importante ressaltar que essa etapa abrange todo o rebanho, desde os bezerros em fase de amamentação até os animais mais velhos. A vacinação é fundamental para garantir a sanidade animal, prevenir a disseminação da doença e assegurar a qualidade da produção agropecuária do estado.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano












 
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                    