Diretor da 10ª GRS alerta população sobre os riscos de dengue no período chuvoso

24/01/2022 15h02

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarMaurício Bezerra, diretor da 10ª GRS(Imagem:FlorianoNews)Maurício Bezerra, diretor da 10ª GRS

Com o período chuvoso, fica propício também os surtos causados pelo mosquito Aedes aegypti. O inseto é o transmissor dos vírus da dengue, da zika e da chikungunya e é preciso eliminá-lo para o controle de casos dessas doenças.

O diretor da 10ª Gerencia Regional de Saúde, Maurício Bezerra, relatou ao portal FlorianoNews, que as ações de prevenção e combate ao mosquito, são fundamentais.

Segundo Maurício, a 10ª GRS está monitorando os trabalhos dos agentes de endemias, já que alguns municípios da região estão com um aumento significativo das doenças.

"Alguns municípios já estão com infestações bastante altas, inclusive com alguns casos de dengue, suspeita de dengue hemorrágica com morte, é algo muito perigoso, a gente tem que redobrar a nossa atenção", disse Maurício.

O diretor afirma ainda que, é fundamental o apoio e colaboração da população para que não haja a proliferação da reprodução do mosquito.

"Temos que redobrar o nosso monitoramento para fazer o trabalho preventivo, o momento é apropriado para a reprodução do mosquito, é importante que as pessoas possam interromper esse ciclo de reprodução. O mosquito a cada sete dias, reproduz, então, é necessário feito uma faxina geral, eliminar a àgua parada, seja ela, suja ou limpa. Não são só os agentes que devem fazer o trabalho, a população precisa também fazer a sua parte", esclareceu.

Dicas de combate à dengue:

1. Atente-se aos vasos de plantas

Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

2. Livre-se de objetos que acumulam água

Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

3. Armazene garrafas da forma correta

Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

4. Evite a contaminação de calhas e caixas-dágua

As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-dágua deve estar sempre bem tampada.

5. Higienize recipientes que armazenam água

Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

6. Tenha cuidado com o lixo

Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

7. Utilize proteção individual

As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: dengue, mosquito, reprodu??o