Diabéticos e hipertensos de 50 a 54 anos serão vacinados contra Covid-19 além de outras comorbidades

25/05/2021 15h28


Fonte Secom

A Secretaria de Saúde de Floriano inicia nesta quarta (26) e quinta-feira (27), a vacinação do segundo subgrupos de pessoas com comorbidades, ou seja, doenças preexistentes que podem agravar a situação clínica de pacientes acometidos pela Covid-19 que tenham hipertensão, doenças cardiovasculares, pneumopatias, pessoas com deficiência e diabetes entre 55 e 59 anos.

Pessoas com anemia falciforme a partir dos 18 anos já podem tomar a vacina contra a Covid-19. No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento pessoal com foto (RG, CPF ou CNH); um laudo, declaração (médica ou de enfermagem) ou receita médica que comprove a comorbidade e o cartão de vacina.
Imagem: SecomDiabéticos e hipertensos de 50 a 54 anos serão vacinados.(Imagem:Secom)Diabéticos e hipertensos de 50 a 54 anos serão vacinados.

O grupos definidos pelo Ministério da Saúde foram divididos em subgrupos e segundo a Diretoria de Imunização de Floriano, o objetivo é evitar qualquer tipo de aglomeração nas unidades de saúde. As equipes de estratégia de saúde da família já foram comunicadas e se organizam para a busca ativa desses pacientes em cada região.

Público-alvo: Pessoas com doenças preexistentes (comorbidades) de 50 a 54 anos acometidas pelas seguintes doenças:

DIABETES;

ANEMIA FALCIFORME (a partir de 18 anos);

HIPERTENSÃO ARTERIAL RESISTENTE (HAR): HAR= Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos.

HIPERTENSÃO ARTERIAL ESTÁGIO 3: PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade.

HIPERTENSÃO ARTERIAL ESTÁGIOS 1 E 2 COM LESÃO EM ÓRGÃO-ALVO E/OU COMORBIDADE: PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

DOENÇA CEREBROVASCULAR: Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular.

PNEUMOPATIAS CRÔNICAS GRAVES: Pneumopatias graves: doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE: aquele que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Limitação motora de grande dificuldade ou incapacidade de andar ou subir escadas. Indivíduo com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo. Indivíduo com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos. Indivíduo com algumas deficiência intelectual permanente que limite suas atividades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar e etc.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook