Dia Nacional da Luta de Pessoas com Surdez é celebrado com caminhada em Floriano

26/09/2017 14h10


Fonte SECOM

Na manhã dessa terça-feira (26) foi promovida uma caminhada em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. A ação foi realizada pela Secretaria de Educação, através da Coordenação de Educação Especial e Inclusiva da Semed. Durante o percurso que cruzou o centro da cidade, estiveram presentes o secretário de Educação, Joab Curvina; de Comunicação, Nilson Ferreira, o superintendente da Sutran, Carlos Eduardo Kalume, o vereador Dessim, o coronel Rubens Lopes, além da equipe de educadores e intérpretes da Semed junto dos alunos da Rede de Ensino Municipal.

O principal intuito da caminhada é despertar a sociedade para a necessidade da inclusão das pessoas com surdez nas atividades rotineiras das cidades, além de assegurar os direitos básicos que há muito tempo foram negados a esse grupo. Com apoio da Sutran e da Polícia Militar, a caminhada partiu do espaço da Cidadania, na avenida Bucar Neto, em direção à Praça Dr. Sebastião Martins.

Imagem: FlorianoNewsDia Nacional da Luta de Pessoas com Surdez é celebrado com caminhada em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

A coordenadora geral da Educação Especial e Inclusiva, Irmã Raimunda Paiva, explicou que essa luta também é prol da facilitação do processo comunicacional dos surdos, propondo a divulgação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “Estamos mobilizados para chamar a atenção da comunidade geral para a importância da inserção do surdo na sociedade e na luta por melhores condições de vida para essas pessoas”, disse a coordenadora.

A Educação Especial e Inclusiva do município atende a quase 500 crianças, jovens e adultos, através do EJA, com todo o suporte necessário. Esses educandos frequentam salas de aula regulares, convivendo com os outros estudantes e tendo o auxílio dos intérpretes e professores.

Imagem: FlorianoNews Dia Nacional da Luta de Pessoas com Surdez é celebrado com caminhada em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

O secretário de Educação, Joab Curvina, expressou seu contentamento em poder apoiar uma caminhada que dá visibilidade à luta das pessoas com surdez.

“O nosso trabalho é abraçar todas as crianças e jovens que chegam em nossas escolas, trabalhamos para garantir seu acesso à educação e um convívio digno de aprendizado e crescimento”, finalizou o secretário Joab.

Imagem: FlorianoNews Dia Nacional da Luta de Pessoas com Surdez é celebrado com caminhada em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)



Tópicos: caminhada, especial, luta