Devotos celebraram o encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição nas localidades Manga

09/12/2015 11h24

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na noite última terça-feira (8), aconteceu o término dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, nos povoados Manga Piauí e Manga Maranhão.

Durante dez dias as duas localidades, separadas pelo Rio Parnaíba, vivenciaram celebrações e atividades religiosas como missas, novenas, batizados e animados leilões.

Imagem: FlorianoNewsDevotos celebram o encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição na localidade Manga PI.(Imagem:FlorianoNews)Devotos celebram o encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição na localidade Manga PI.

Para o momento de encerramento dos festejos, uma grande manifestação foi programada em ambos os povoados. Fiéis de diversas comunidades se fizeram presente e em procissão transportaram a imagem de Nossa Senhora da Conceição e até à igreja, onde foi realizada a santa missa.

Após a celebração aconteceu a tradicional derrubada do mastro, culminando o ato religioso em honra à padroeira.

Imaculada Conceição

A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

Imagem: FlorianoNewsDevotos celebram o encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição na localidade Manga PI.(Imagem:FlorianoNews)

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 08 de Dezembro de 1854.

Imagem: FlorianoNewsDevotos celebraram o encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição nas localidades Manga PI/MA.(Imagem:FlorianoNews)

A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como cheia de graça), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

Imagem: FlorianoNewsDevotos celebram o encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição na localidade Manga MA.(Imagem:FlorianoNews)Devotos celebram o encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição na localidade Manga MA.

Imagem: FlorianoNewsDevotos celebram o encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição na localidade Manga MA.(Imagem:FlorianoNews)


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews