Descarte irregular de resíduos biológicos preocupa moradores do bairro Irapuá em Floriano

02/09/2023 10h38

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramSecretarias de Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura tomam medidas para resolver a situação.(Imagem:Reprodução/Instagram)Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura tomam medidas para resolver a situação.

Moradores do bairro Irapuá, nas imediações da rua Sete de Setembro, em Floriano, acionaram as Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente na última segunda-feira (28), devido a uma grave denúncia de descarte irregular de lixo perfurocortante e outros materiais biológicos na região. A ação irresponsável colocava em risco a saúde e a segurança da população local.

Tão logo as autoridades foram notificadas, equipes da Secretaria de Infraestrutura foram mobilizadas para recolher o material, visando eliminar qualquer perigo potencial à comunidade. A secretária de Saúde, Caroline Reis, visitou pessoalmente o local, acompanhada pela equipe da Vigilância Sanitária, e ordenou uma investigação minuciosa do caso. Ela enfatizou a importância do manejo adequado de resíduos biológicos nos estabelecimentos de saúde do município, destacando o compromisso da Prefeitura de Floriano com essa questão.

"Hoje a Prefeitura de Floriano é uma das poucas no Piauí que faz o recolhimento correto de resíduos biológicos em seus estabelecimentos de saúde. Não podemos admitir essa situação e vamos investigar", explicou a secretária Caroline Reis.
Imagem: Reprodução/InstagramDescarte irregular de resíduos biológicos preocupa moradores do bairro Irapuá em Floriano.(Imagem:Reprodução/Instagram)

A secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, também esteve presente no local com uma equipe de fiscais ambientais e classificou o ocorrido como um grave crime ambiental. A ação irregular de descarte de resíduos biológicos representa uma ameaça não apenas à saúde pública, mas também ao meio ambiente.

Desde maio, o município de Floriano implementou seu próprio Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde, seguindo as normas rigorosas exigidas pelos órgãos ambientais e de vigilância sanitária. O farmacêutico Dr. Jussinaldo Duarte destacou a importância desse avanço para a cidade: "Este é um avanço extremamente positivo para nosso município. Poucas cidades do Brasil têm um plano como esse."

As autoridades municipais estão determinadas a identificar os responsáveis pelo descarte irregular e tomar medidas legais adequadas. Além disso, reforçam a conscientização sobre a importância do descarte responsável de resíduos biológicos para proteger a saúde pública e o meio ambiente em Floriano.
Imagem: Reprodução/InstagramDescarte irregular de resíduos biológicos preocupa moradores do bairro Irapuá em Floriano.(Imagem: Reprodução/Instagram)


*Com informações da PMF



Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: floriano, descarte, res?duos