Cultura em Floriano: A Paixão de Cristo apaixona cada vez mais espectadores

05/11/2020 12h08


Fonte Luíz Cuña

O grupo de teatro Escândalo conta com 32 anos ao serviço da comunidade piauiense e é um dos responsáveis pela divulgação da cultura da cidade graças à sua participação em festivais e mostras de teatro, mas também com o desenvolvimento de atividades socioculturais.
Imagem: PexelsCultura em Floriano ? A Paixão de Cristo apaixona cada vez mais espetadores(Imagem:Pexels)

Tal como podemos ler na sua página oficial, o grupo Escândalo recebeu em 2001 e 2002 a Comenda de Mérito Cultural do Governo do Estado de Piauí devido ao seu trabalho cultural e em todos os anos que se seguiram se destacaram positivamente por algum motivo o que comprova que este é um dos pontos positivos incontornáveis da cidade.

Para além de todo o trabalho efetuado por este grupo de teatro, a sede do grupo é também ela um dos pontos de interesse da cidade de Floriano já que é um espaço que conta com uma série de espaços dedicados à cultura como biblioteca ou acervo de textos teatrais e que ganhou um maior destaque por ser o cenário escolhido para a apresentação do espetáculo anual, Paixão de Cristo.

A Paixão de Cristo de Floriano

A cidade Cinematográfica não passa despercebida a quem visita Floriano e são cada vez mais as pessoas que colocam no seu calendário anual o espetáculo da Paixão de Cristo que é considerado um dos maiores espetáculos nacionais.

Este é um espetáculo que retrata as últimas 12 horas da Vida de Jesus de Nazaré e que foi lançado igualmente no cinema considerado um dos filmes mais marcantes da história.

Paixão de Cristo foi adaptado para teatro pela companhia Escândalo e pode ser assistido anualmente num evento gratuito com 55 mil metros quadrados na Cidade Cinográfica.

A razão de tamanho sucesso
Um dos motivos de grande adesão a estes espetáculos é precisamente o gosto que o público tem em entender como viveram grandes personalidades da história em tramas que mexem com as emoções mais primitivas dos seres humanos como o sentido de lealdade e justiça.

Para além do filme e adaptação ao teatro da Paixão de Cristo serem bons exemplos disso, também o filme Spartacus que mostra a revolta de escravos da Roma Antiga iniciada após a morte injusta de um gladiador negro, ou a trilogia de filmes de Roberto Rossellini como a Alemanha Ano Zero e que retratam a cidade de Berlim após a segunda grande guerra tiveram grande impacto junto do público.

A indústria de cinema inspira-se na história criando grandes sucessos de bilheteira e outras indústrias inspiram-se nestas grandes produções da história do cinema reinventando-as e criando diferentes formas de sucesso. Spartacus é frequentemente retratado sob diversas formas pela indústria do entretenimento, como as empresas responsáveis por desenvolverem máquinas de caça-níqueis.

Os caça-níqueis são conhecidos por serem bastante populares junto do público e facilmente personalizáveis em diferentes temas como se verifica pelas que são listadas em plataformas ‘online’ como a Casinos.pt que mostra opções gratuitas de caça-níqueis entre elas a ‘Spartacus’.

Já a Segunda Guerra Mundial tem servido de inspiração pela indústria de ‘Gaming’ que criou diversos jogos inspirados neste evento marcante como é o caso do Call of Duty, jogo disponível para PC e Xbox 360 que retrata as histórias de 4 combatentes diferentes, ou o jogo de estratégia em tempo real, ‘Commandos 2 — Men of Courage’ ambos casos de sucesso junto dos jogadores. Sendo o teatro uma demonstração artística que anda frequentemente de mãos dadas com o cinema é de esperar que ambas possam servir como fonte de inspiração.

O cinema se inspira com frequência em grandes peças de teatro, como é exemplo o filme Macbeth: Ambição e Guerra de 2015, baseado na peça de teatro de William Shakespeare, ou Dois Papas de 2019 inspirado na peça ‘The Pope’ de Anthony McCarten que conta com a direção do brasileiro Fernando Meirelles.

Já o contrário também acontece, como o exemplo do evento anual levado a cabo pelo grupo de teatro Escândalo que inspirado no grande filme da Paixão de Cristo leva aos brasileiros, a partir de Floriano, uma peça de teatro que já se tornou numa das mais populares ao nível nacional.

O grupo Escândalo é sem dúvida a prova viva de como devemos continuar apoiando a nossa cultura.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: floriano, teatro, cinema