CTA de Floriano realizará ações de prevenção e combate às Hepatites Virais

27/07/2022 09h07

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCTA de Floriano realizará ações de prevenção e combate às Hepatites Virais.(Imagem:Divulgação)

O mês de julho é dedicado à prevenção, identificação e tratamento de hepatites B e C, segundo calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS), identificado como a Campanha Julho Amarelo.

Para marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, e conscientizar a população sobre os riscos das doenças, o Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano promove nesta quinta-feira (28), ações específicas para o atendimento e esclarecimento sobre a doença.

As atividades acontecem na Praça Dr. Sebastião Martins, das 08h às 11h. Entre as ações realizadas estão: Teste gratuito para detecção de hepatites B e C, entrega de preservativos, aconselhamento e imunização para hepatite B.

As hepatites virais são doenças silenciosas que podem evoluir para estágios mais graves em virtude de complicações, como a cirrose hepática e o câncer de fígado. Elas podem ser transmitidas por meio do compartilhamento de agulhas ou seringas, da via sexual, ou, ainda, da mãe para o filho durante o parto.

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C podem se tornar crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhece ter a infecção. Isso faz com que a doença evolua por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo a causa de fibrose avançada, da cirrose e também levando ao desenvolvimento de câncer e até a necessidade de transplante do órgão.

Fique atento e faça o teste! O CTA de Floriano está localizado na Rua João Dantas, 970, Centro (prédio do Centro de Atenção Farmacêutica, próximo a antiga escola Normal). O telefone para contato e informações é (89) 3515 1128.

Tópicos: sa?de, combate, hepatites