CTA de Floriano amplia testagem rápida para ISTs em seis Unidades Básicas de Saúde

08/06/2020 14h27


Fonte Secom

Imagem: SecomClique para ampliarCTA de Floriano amplia testagem rápida para ISTs em seis Unidades Básicas de Saúde.(Imagem:Secom)

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano está capacitando desde maio deste ano enfermeiras e técnicos de enfermagem da Atenção Básica do município para ofertar o serviço de testagem rápida para exame de detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Ao todo, 15 profissionais já foram capacitados.

Atualmente, seis unidades básicas de saúde tem profissionais aptos para fazer a testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis: UBS Santa Cruz, no bairro Alto da Cruz, UBS José Paraguaçu (Sambaíba Nova), UBS PAM, UBS Viana de Carvalho (Sambaíba Velha), UBS Raimundo Filho (Catumbi) e UBS Theodoro Sobral (Caixa Dagua).

Segundo Herica Leal, Coordenadora do CTA de Floriano, a implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis na Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde (SUS), forma o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV e detecção da sífilis e outras ISTs como Hepatites virais.

A coordenadora explica ainda que o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e da sífilis, por exemplo, durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão vertical. Sendo de fundamental importância a necessidade das equipes de Atenção Básica em realizar os testes rápidos para o diagnóstico de HIV e para a triagem da sífilis no âmbito da atenção ao pré-natal para as gestantes e suas parcerias sexuais. “A ampliação do acesso e da melhoria da qualidade do pré-natal na Atenção Básica se apoia na oferta e na execução dos testes rápidos de HIV e de sífilis”, disse.

O Ministério da Saúde recomenda às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde que adotem medidas que facilitem o acesso ao diagnóstico de HIV e triagem da sífilis por meio dos testes rápidos, sobretudo para as gestantes e suas parcerias sexuais, tais como:

- Ofertar teste rápido de sífilis e HIV nas Unidades Básicas de Saúde (UBS);
- Articular medidas locais que garantam a logística (acondicionamento, distribuição e transporte) e a execução dos testes rápidos nas UBS com qualidade e confiabilidade;
- Planejar e organizar as capacitações dos profissionais de Atenção Básica para a execução dos testes rápidos de HIV e sífilis;

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook