CRM flagra anestesista em duas cirurgias ao mesmo tempo no Hospital Regional de Floriano

14/09/2022 15h27


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoHospital Regional Tibério Nunes, em Floriano(Imagem:Divulgação)Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) informou, nessa terça-feira (13), que flagrou um anestesista atuando em duas cirurgias simultaneamente no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. A irregularidade, segundo o órgão, teria sido provocada por falta de profissionais.

Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) informou que o hospital possui uma escala fixa de anestesistas e assegurou que, no intuito de melhorar os serviços prestados à população, vai buscar o CRM-PI para redefinir a escala médica, conforme capacidade de atendimento ao quantitativo de salas cirúrgicas disponíveis.

A Sesapi destacou ainda que o Hospital Regional Tibério Nunes passa atualmente por uma reforma, que permitirá a ampliação do número de leitos na unidade.

De acordo com o relatório técnico do CRM-PI, o anestesista, que não teve o nome revelado, estava responsável por duas salas cirúrgicas ao mesmo tempo, atuando em um procedimento neurocirúrgico e em um parto. O órgão não informou a data em que aconteceu o flagrante.

A irregularidade foi relatada ao Ministério Público do Piauí (MPPI) durante uma audiência virtual nessa terça-feira (13) e caracterizada como “de extrema gravidade”.

Durante o encontro, a representante da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), da Sesapi, Joselma Oliveira, destacou que, após o episódio, foi implantada uma terceira escala de anestesistas. O CRM-PI orientou a instalação de uma quarta escala.

Por fim, o MPPI determinou um prazo de 30 dias para a Sesapi detalhar a carga horária dos médicos anestesistas atualmente lotados no Hospital Regional Tibério Nunes. A Secretaria também deve apresentar um estudo técnico sobre a necessidade de contratação de novos profissionais, com previsão orçamentária.

Além disso, deve encaminhar documentos referentes à contratualização de uma clínica privada, que funcionará como uma unidade de retaguarda para a realização de cirurgias, em virtude da carência de leitos disponíveis no Hospital Regional de Floriano.

Demais irregularidades

Durante a fiscalização, o CRM-PI constatou também deficiências relacionadas ao estoque de fármacos e à realização de exames de ressonância, de radiologia intervencionista e de cirurgias cardíacas. Os problemas foram discutidos em uma segunda audiência virtual entre a 1ª Promotoria de Justiça de Floriano, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods) e a Sesapi.

"Ficou acertado que a DUDOH encaminhará informações sobre a organização das escalas de pessoal e impactos financeiros; e elaborará um plano de trabalho para a implementação do exame de ressonância magnética", esclareceu o MPPI.

Alvarás do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária e informações sobre a estrutura do hospital também deverão ser encaminhadas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook