CPRM apresenta plano de Monitoramento do Rio Parnaíba ao Município

30/01/2021 18h12


Fonte SECOM

Imagem: SECOMCPRM apresenta plano de Monitoramento do Rio Parnaíba ao Município(Imagem:SECOM)CPRM apresenta plano de Monitoramento do Rio Parnaíba ao Município

Nesta sexta-feira (29), os técnicos do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, estiveram na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR). Os hidrólogos Cláudio Damasceno de Souza e Roberto José Amorim fizeram uma apresentação do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba reunindo a Defesa Civil de Floriano e representantes da administração municipal.

O Sistema consiste no monitoramento do Rio e seus afluentes como forma de prevenir impactos negativos ocasionados por desastres que historicamente acontecem em inundações do Velho Monge. De acordo com os representantes da CPRM os municípios alinhados ao Sistema receberão informações em tempo real sobre a ocorrência de chuvas nas cabeceiras dos rios, a liberação de água pelos vertedouros do Lago de Boa Esperança, o nível e a cota de alerta do Rio Parnaíba.

Os técnicos da CPRM alertam ainda que o fato de estarmos a alguns anos sem a ocorrência de enchentes no Rio é sinal de que devemos ficar ainda mais em estado de alerta. É justamente por isso que o Serviço Geológico do Brasil se preocupa em prestar essa assessoria aos municípios a fim de que possam se planejar e desse modo minimizar os impactos negativos provocados por desastres naturais.

Informações gerais sobre o tema estarão disponíveis em um site da instituição e servirão para facilitar no acompanhamento dos planos de emergência coordenados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros nos municípios.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: sistema, alerta, cprm